18 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Projeto da Jesuíno ensina sobre importância da alimentação saudável

Projeto da Jesuíno ensina sobre importância da alimentação saudável

18/05/2013 13h40 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Projeto da Jesuíno ensina sobre importância da alimentação saudável

Uma das principais características da Escola Estadual Jesuíno de Arruda em São Carlos é promover projetos extracurriculares em seu quadro de atividades aos alunos. Desta vez a escola promoveu, sob a coordenação do professor Maurício Ortega, o projeto “Alimentação Saudável” que aconteceu durante esta semana com alunos das 7ª e 8ª séries. A atividade foi a concepção de um prato típico da culinária japonesa rico em nutrientes.

 

A atividade existe há quatro anos e o objetivo é basicamente desenvolver hábitos saudáveis à alimentação dos adolescentes. “Como normalmente trabalhamos o tema da importância da nutrição saudável com os alunos, percebemos que eles, muitas vezes, não possuem bons hábitos, isso porque optam por consumir produtos industrializados ou que são extremamente calóricos ricos em carboidratos e sódio, abrindo mão dos vegetais, legumes e frutas, que são indispensáveis para o fornecimento de vitaminas e sais minerais”, conta o professor Maurício Ortega.

Ortega completa: “O prato escolhido foi o sukiyaki, essa comida japonesa contém todos, ou, boa parte dos valores nutricionais em questão, inclusive a proteína por conter frango. Além disso, o prato possui um histórico cultural onde na antiga tradição as pessoas se reuniam em volta de uma fogueira e comiam todos juntos com as mãos”.

Para o processo de confecção do prato, os alunos fizeram a higienização dos alimentos, cortaram e cozinharam e no final todos comem fazendo uso dos tradicionais palitinhos japoneses, os hashis. “Os alunos se divertem bastante, esse tipo de trabalho é muito rico à formação dos jovens, eles aprendem sobre a importância do comer bem, aprendem sobre o trabalho voluntário e ainda podem levar a receita para casa e cozinharem para seus familiares, o que proporciona interação familiar”.

A aluna da 8ª série, Bianca dos Santos, fala sobre a experiência. “É muito legal participar desse projeto do professor Ortega, estou tendo mais consciência sobre a alimentação saudável e também aprendendo a lidar com os alimentos de maneira correta, fiquei com a função de cortar o frango, algo que nunca havia feito. Pretendo levar a receita para minha casa”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x