27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Projeto Guri anuncia selecionados para Grupo de Referência

Projeto Guri anuncia selecionados para Grupo de Referência

17/04/2012 09h12 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Projeto Guri anuncia selecionados para Grupo de Referência

O Projeto Guri, programa de formação do Governo do Estado de São Paulo e da Secretária da Cultura, anuncia os selecionados para o seu Grupo de Referência, criado para estimular e intensificar a formação musical e a qualificação de seus alunos. A seletiva contou com mais de 1.900 inscrições em todo o Estado, onde foram selecionados 310 guris e ex-guris de 12 regiões de São Paulo, que formarão 12 grupos divididos em oito especialidades musicais. Na região de São Carlos foram contemplados 23 alunos com idades entre 12 e 18 anos.

O músico e responsável pelo GR na regional, Paulo Martiniano, diz como será o trabalho do grupo escolhido na região de São Carlos. “O grupo terá a Big Band que é uma formação de grupo americana com vários instrumentos como sopros, bateria, guitarra, baixo e percussão, em que alunos irão se reunir para ensaios semanais. Mesmo a formação do grupo ser americana, a ideia é trabalhar com músicas brasileiras também. Além disso vamos trazer músicos professores para desenvolver o grupo de alunos e mostrar a eles como é o lado profissional. Nosso principal objetivo é que esse grupo se torne referência como músicos”.

Para estimular ainda mais o desenvolvimento dos participantes o Sistema Paulista de Música, redefiniu o sistema de bolsas de estudo, e no caso deste projeto, as bolsas são divididas em duas categorias: bolsa performance para alunos com idades entre 12 e 18 anos que frequentem regularmente as atividades envolvidas nas turmas avançadas; e bolsa aprendiz para alunos com idades entre 16 e 22 anos que frequentem regularmente as turmas avançadas ou ex-alunos que tenham cumprido todo o programa avançado desenvolvido em seu período de estudo. O saxofonista Daniel Genovezi faz parte do grupo referência e ganhou a bolsa performance. “Agora vou ter a oportunidade de melhorar a qualidade da minha música e aprimorar minhas técnicas. A bolsa vai me ajudar a comprar acessórios para meu instrumento, além de outras coisas”.

Já a percussionista Natália de Souza foi contemplada com a bolsa aprendiz. Natália é a única mulher do grupo que toca percussão e, para ela, foi importante ter integrado no grupo referência, já que o espaço para mulheres na percussão ainda é pequeno. “Quero fazer da música minha profissão, essa é uma oportunidade única para mim. Ser mulher e tocar percussão não é fácil, esse meio ainda é dominado pelos homens. Com o projeto terei a chance de crescer na música e me aperfeiçoar cada vez mais. Espero conquistar meu espaço na percussão”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Sheila A. Genovezi
Sheila A. Genovezi
12 anos atrás

Bom dia, meu filho é o saxofonista de camiseta cinza deste grupo, e ficamos muito orgulhosos dele está participando deste projeto. Ele toca no Guri desde os 11 anos e hoje com 15 anos já sabe que a música é o quer para sua vida.
Sheila

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x