26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Quilombo da Fazenda recebe vivência cultural

Quilombo da Fazenda recebe vivência cultural

10/01/2020 00h03 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Quilombo da Fazenda recebe vivência cultural Foto: Divulgação

A primeira vivência cultural da Plana em 2020 já tem data marcada: no final de semana de 24 a 26 de janeiro, o Quilombo da Fazenda, em Ubatuba (SP), será palco de uma série de atividades para conectar os viajantes com a ancestral cultura quilombola.
Realizada em parceria com a gestão do Turismo de Base Comunitária do Quilombo da Fazenda, “a viagem tem por objetivo promover um espaço de aproximação, troca e conexões entre os viajantes e a comunidade local”, destaca Liliane Jacintho, empreendedora social e sócia da Plana.
A Comunidade Remanescente do Quilombo da Fazenda, reconhecida pela Fundação Palmares desde 2005 e atualmente em processo pela titulação do território, é formada por cerca de 50 famílias descendentes de africanos escravizados, que hoje carregam consigo toda herança cultural e histórica, preservando saberes tradicionais que serão compartilhados com os viajantes durante o final de semana.
A Vivência Histórias do Quilombo será a 14ª realizada pela agência de turismo de experiência Plana. “Será uma viagem especial, bem direcionada às histórias do quilombo. O intuito é promover interação entre o viajante e a comunidade a partir do diálogo e estimular a valorização da oralidade na preservação cultural”, ressalta Samanta Mazzolini, empreendedora social e sócia da Plana.
Programação
A programação é composta por rodas de conversa com duas lideranças da comunidade quilombola: o Seu Zé Pedro e a Dona Laura, em um momento singular para aprender sobre uma história que não é contada na escola e que abarca a vida em comunidade antes e depois da criação do Parque Estadual. Durante o encontro, os participantes poderão ouvir muitos causos e contos, reforçando a importância da valorização da oralidade para a preservação cultural.
Haverá também oficina de artesanato, ocasião para entender o contexto e a importância da arte dentro da comunidade. Nessa atividade, os viajantes poderão colocar a mão na massa e produzir uma peça artesanal sob a orientação de um monitor local.
Como a vivência acontece no meio da Mata Atlântica, na Serra do Mar, uma bela trilha faz parte da programação, com direito a banho de cachoeira ao final! A Trilha do Jatobá é uma excelente oportunidade para apreciar a natureza e aprender sobre a íntima relação de interdependência dos quilombolas e a floresta.
E claro, na vivência não pode faltar música e dança! Os participantes vão entrar na roda junto com o “Grupo Ô de Casa” ao som dos tambores do Jongo, uma manifestação cultural tradicional e muito representativa herdada dos ancestrais africanos.
Além das trocas de experiências e sentimentos que permeiam toda a vivência, há também os sabores, já que a alimentação é uma manifestação da cultura, de respeito e de cuidado com o outro. Os viajantes poderão provar deliciosos pratos tradicionais da cultura quilombola e caiçara, tudo incluído no valor da vivência.
Serviço – Vivência Histórias do Quilombo
Data: 24 a 26 de janeiro de 2020 (chegada sexta a noite e retorno domingo a tarde)
Local: Quilombo da Fazenda, Picinguaba, Ubatuba/SP
Valor: R$ 450,00 à vista ou 2 parcelas de 240,00.
Reservas: https://forms.gle/uJre6s9UeL5pLEDh7

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x