19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Rádio UFSCar terá programas sobre trilhas sonoras

Rádio UFSCar terá programas sobre trilhas sonoras

20/09/2012 19h24 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Rádio UFSCar terá programas sobre trilhas sonoras

A Rádio UFSCar transmite a série de programas “A Era do Audiovisual”, uma parceria entre os alunos do curso de Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a emissora. A série, que teve início em agosto, é composta por 14 programas com temas e apresentadores diferentes, todos abordando trilhas sonoras do mundo Audiovisual, como filmes, séries, programas de TV, jogos eletrônicos, entre outros.

 

O programa tem a proposta de permitir que os graduandos do curso de Imagem e Som elaborem um projeto colaborativo com a Rádio UFSCar. Coordenada pelo professor Rafael Gallo, do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da Universidade, a série foi produzida pelos alunos das disciplinas “Especialização em Som I” e “Recursos Tecnológicos Musicais”, lecionadas por Gallo durante o primeiro semestre deste ano. Os alunos, divididos em grupos, foram responsáveis pelas escolhas dos temas, pesquisa, produção, apresentação e edição de um programa, utilizando os conhecimentos adquiridos em aula, como gravação, edição e mixagem de áudio, para a realização do trabalho.

A série aborda temas referentes aos aspectos sonoros do Audiovisual na contemporaneidade. Filmes de cinema, séries de TV, jogos de videogame e muitos outros assuntos são abordados de forma divertida e educativa. O resultado é um produto para ser veiculado pela Rádio UFSCar e, por extensão, ser ouvido por toda a comunidade. Assim, os alunos puderam aplicar e enriquecer seus conhecimentos em uma situação real de produção, obtendo ao mesmo tempo experiência profissional e material para seu portfólio próprio.

Para o professor Rafael Gallo, o resultado foi extremamente positivo para os estudantes, que puderam participar da grade de programação da Rádio UFSCar. “Os alunos aprenderam sobre os processos que envolvem uma produção desse tipo na prática; a Universidade como um todo pôde contribuir devolvendo cultura à sociedade por meio da Rádio, e, além disso, a qualidade dos programas superou as expectativas”, afirma o docente.

Os próximos programas abordam os seguintes temas: cinebiografias, as trilhas de Ennio Morricone, musicais que não pertencem à Broadway e séries de TV. A transmissão acontece todas as sextas feiras, às 18 horas, na Rádio UFSCar, que pode ser sintonizada em 95,3 FM ou pela Internet, no site www.radio.ufscar.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3351-8099. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x