20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > “Rede da Esperança” é distribuído para mil crianças em 2012

“Rede da Esperança” é distribuído para mil crianças em 2012

27/12/2012 11h33 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
“Rede da Esperança” é distribuído para mil crianças em 2012

Em agosto, o escritor e educador Adilson Marques lançou o livro infanto-juvenil Rede da Esperança. Uma edição de mil exemplares foi impressa para ser distribuída na cidade de São Carlos.

Junto com a entrega do livro, um contador de história da cidade faz uma adaptação do livro, apresentando sua versão da história, que narra as aventuras de Moacyr, um menino de sete anos de idade que descobre fazer parte de um movimento em defesa das matas. Apesar da pouca idade, com muita vontade e determinação consegue mobilizar muitas pessoas e uma área verde que seria transformada em mais um conjunto residencial se transforma em um belo parque público.

A história se passa em uma cidade do interior do estado de São Paulo, que cresceu graças ao impacto da rede ferroviária, atraindo pessoas de várias partes do país e do mundo. A família de Moacyr teria vindo do estado do Mato-Grosso, trazendo influências da cultura portuguesa e indígena.

O livro prende a atenção do leitor do começo ao fim da narrativa, cujo desfecho fantástico revela a verdadeira história de Moacyr e sua transformação. Para Samira da Rocha, psicóloga de formação junguiana, o livro remete a vários mitos, sobretudo de Cronos e Kairós, e a transformação vivida pelo personagem faz parte de um processo metanoico necessário para que nossa individuação aconteça. Por ser uma experiência universal, o leitor se identifica com a transformação de Moacyr em um ser cósmico defensor da natureza.

A história do livro já foi contada e o mesmo distribuído em vários bairros, como o Antenor Garcia e a Cidade Aracy. No dia 20 de dezembro, com a presença da contadora de história Sonia Pinheiro, o livro será distribuído na ONG ASPE, localizada no bairro Douradinho, em São Carlos.

A partir de 2013, Adilson Marques pretende buscar apoio junto ao poder público e escolas para fazer uma nova edição e distribuí-lo nas escolas públicas e privadas da cidade.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
fabio
fabio
11 anos atrás

que bacana Adilson, parabéns, fabio

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x