26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Saiba mais sobre o Festival

Saiba mais sobre o Festival

02/08/2012 15h57 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Saiba mais sobre o Festival

A primeira edição do Festival foi realizada em São Carlos em novembro de 2007. O 1º Contato já apresentava uma proposta inovadora ao aliar oportunidades de fruição cultural (shows, espetáculos, exibições) e conhecimento (oficinas, palestras, debates).

A concepção do evento partia da necessidade de reflexão sobre política e produção cultural e de oferta de novas opções de fruição artística ao público. Outra preocupação do Festival era o estabelecimento de parcerias e a criação de redes de articulação entre os diversos atores da Cultura da Comunicação de todo o País.

A partir do 2º Contato, realizado em outubro de 2008, o Festival passou a ter suas edições anuais temáticas. Inaugurando o formato, a expressão “Recombine-se” foi escolhida como a norteadora das atividades daquele ano. Recombinando conhecimentos, ideias, pontos de vista, arte, cultura e tecnologia, o Festival alcançou o status de um dos mais representativos do interior paulista, fomentando o cenário cultural da região, integrando estudantes, artistas, produtores, músicos, comunicadores, pesquisadores e demais profissionais envolvidos com as Artes, a Comunicação e a Cultura.

A terceira edição foi caracterizada por uma maior inserção e relação do Festival com a cidade de São Carlos, sendo o começo de um processo de apropriação e pertencimento mútuo refletido na produção da quarta edição. A ideia do fortalecimento por meio da participação em redes moveu ações durante o ano que se concretizaram no evento.

O 4° Contato, que aconteceu de 7 a 12 de outubro de 2010, teve uma programação integrada com encontros de fóruns específicos, como o 2º Fórum Paulista de Cultura Digital e a 2ª Feira Microrregional de Economia Solidária. Durante a execução do 4º Contato reuniram-se cerca de 20 mil pessoas em São Carlos ao longo de 6 dias de evento.

A quinta edição colheu os frutos dos desenvolvimentos que ocorreram em suas edições anteriores e se consagrou como a maior edição até o momento, com aproximadamente 25 mil pessoas. Essa edição se destacou pelo grande número de atrações. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x