25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Salão Nacional de Artes Visuais da Quarentena opta pelo virtual

Salão Nacional de Artes Visuais da Quarentena opta pelo virtual

29/03/2020 00h03 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Salão Nacional de Artes Visuais da Quarentena opta pelo virtual Foto: Divulgação

Artes plásticas para a interação virtual durante o isolamento social para o são-carlense

Um coletivo de artistas de São Carlos, de forma independente, está promovendo um Salão de Artes totalmente virtual, por causa da quarentena. Uma iniciativa pioneira, o 1 Salão Nacional de Artes Visuais da Quarentena tem a intenção de não parar o circuito das artes e estimular a integração dos artistas do Brasil.
A 1ª edição já está com as inscrições abertas no site spark.adobe.com. O evento é promovido pela equipe de profissionais são-carlenses composta por Antonio Freitas Rentes, Luiz Anelli, Marcus Ernesto Marchi Jr. e Rafael Ruiz Zafalon de Paula apresenta, a partir de 28 de abril exposição com obras dos 40 artistas selecionados em diferentes técnicas e formatos, como pintura, desenho, gravura, arte digital, fotografia, colagem, mixed media, escultura, objeto tridimensional, performance, videoarte e GIFs. Participam obras de artistas de todo país.
Os artistas serão escolhidos pelo júri formado por Fernando Naviskas (Graduado pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, artista plástico muito atuante e reconhecido mundialmente), Lauro Monteiro (Curador e produtor cultural, organizador do projeto “Coletivo Brasil” e Sketchtour em Portugal), Luisa Angélica Paraguai Donati (Pesquisadora e Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Graduada em Engenharia Civil na Universidade de São Paulo (USP), possui mestrado e doutorado em Multimeios, Instituto de Artes na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e pós-doutorado no Planetary Collegium, Nuova Accademia di Belle Arti NABA, Milão) e Oscar D’Ambrosio (jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela UNESP, graduado em Letras e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie).
O 1ª edição do Salão de Artes Visuais da Quarentena tem como objetivo avaliar, exibir, documentar e divulgar a produção de artistas plásticos brasileiros em meio às medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo novo Coronavírus (COVID-19), considerando a classificação de pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O Salão abrirá o calendário de artes em ambiente totalmente virtual, pioneiro nesta interface e é uma porta de entrada para os artistas selecionados no mundo das artes.
Entrevista com o organizador da mostra Marcus Ernesto Marchi
Como surgiu a ideia de se fazer um Salão de Artes Virtual?
Há alguns dias, com a condição de isolamento por conta da pandemia, um amigo criou um grupo com artistas de São Carlos – poetas, escritores, artistas visuais, músicos – para que pudéssemos discutir sobre arte, produção artística, panorama, expectativas. Numa das conversas lembramos de quando São Carlos teve um Salão de Artes, em 1985, e a partir deste ponto, começou-se a discutir a possibilidade de se realizar uma Salão de Artes novamente, depois de 35 anos. Um evento assim requer todo um aparato administrativo e legal para se realizar, o que demandaria muito tempo, então a solução que encontramos foi realizar de forma independente e na impossibilidade de se haver uma exposição no formato tradicional (envio de obras, vernissage e visitação pública) decidiu-se que o evento seria em formato virtual em toda seu processo, desde o período de inscrições até o encerramento.
Existe no Brasil outros Salões de Arte em formato virtual como esse que os artistas de São Carlos estão organizando?
Algumas etapas dos Salões existentes no país já são virtuais, principalmente a convocatória e recebimento das inscrições, porém somos os primeiros a propor e promover um evento assim de forma virtual do começo ao fim. O 1º Salão Nacional de Arte Visuais da Quarentena é pioneiro neste sentido.
Por que o Salão recebeu este nome?
A intenção de se utilizar o termo “Quarentena” é para se saber que ele foi criado durante um momento histórico muito importante, um momento de isolamento e dificuldades. Nas edições seguintes lembraremos deste momento e que a arte é poderosa e que reagiu de uma maneira maravilhosa, com a integração de artistas do Brasil todo. Um legado histórico também para o mundo das artes, surgida aqui em São Carlos. A cidade será lembrada por artistas de todo o país por este evento.
Qual a estimativa da participação dos artistas?
A repercussão do lançamento do edital foi muito acima do que esperávamos. Artistas de todos os estados comentando, compartilhando e participando. Serão selecionadas 40 obras e aguardamos muitas inscrições. Lembrando que as inscrições começaram no dia 27/03 e se estendem até 10/04.
Comissão organizadora
Antonio Freitas Rentes
Luiz Anelli
Marcus Ernesto Marchi Jr.
Rafael Ruiz Zafalon de Paula
Edital
Marcus Ernesto Marchi Jr.
Rafael Ruiz Zafalon de Paula
Comissão do júri
Fernando Naviskas
Lauro Monteiro
Luisa Angélica Paraguai Donati
Oscar D’Ambrósio
Acervo virtual
Luiz Anelli
Rafael Ruiz Zafalon de Paula
Design de capa
Anny Lemos
Rafael Ruiz Zafalon de Paula.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x