19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > São Carlos oferece programação especial em homenagem às mulheres

São Carlos oferece programação especial em homenagem às mulheres

07/03/2014 21h52 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
São Carlos oferece programação especial em homenagem às mulheres

O histórico de lutas das mulheres é datado desde o século 19, quando foram feitas diversas reivindicações por direitos democráticos como o direito ao voto, divórcio, educação e trabalho. No final da década de 1960, o marco histórico foi a liberação sexual impulsionada pelo aumento dos contraceptivos e nos anos 1970, foi a luta por igualdade no trabalho.

 

Após a Revolução Industrial, o número de mulheres aumentou significativamente, fazendo com que elas tivessem longas jornadas de trabalho, com salários menores comparados aos dos homens. Após muitas greves, lutas e mortes, as mulheres tiveram conquistas importantes em seus direitos e a instituição do dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.

Embora as mulheres tenham conquistado diversas demandas em relação ao voto, trabalho, remuneração e proteção doméstica, o dia 8 de março foi designado pela Organização das Nações Unidas para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, mas também a discussão e reflexão no avanço de seus direitos.

 

Dia 8 de março em São Carlos

A programação prevista em homenagem ao dia Internacional da Mulher, começa a partir das 8 horas da manhã na Praça do Mercado, onde serão realizadas diversas atividades como alongamento, aulas de dança, palestras de saúde e trabalho e também uma apresentação da Drag Queen Bia Karan. 

Durante o mês de março serão realizadas também diversas atividades como palestras, exibição de filmes, debates e cursos.

O Shopping Iguatemi e a Polishop oferecem um espaço onde as mulheres recebem massagens e penteados gratuitos que prometem elevar a autoestima do público feminino.

As mulheres poderão conhecer uma poltrona massageadora que faz um relaxamento corporal personalizado, com 12 tipos de massagem. 

Quem estiver disposta a mudar o visual, um aparelho modelador também estará disponível, transformando cabelos lisos em cachos soltos e definidos em questão de segundos.

Outra opção para dar um trato no visual é o banho de vapor iônico que alisa e dá brilho aos cabelos, hidratando-os profundamente sem química.

A partir das 21 horas no Observatório da USP, a “Sessão Astronomia” realiza uma palestra com o tema “A mulher na Astronomia” contando a luta e as dificuldades de inserção feminina na ciência, e que foi a persistência e a paixão que as ajudaram pouco a pouco a ocupar seu  “lugar sob as estrelas”, além de apresentarem exemplos de mulheres que contribuíram e influenciaram para o desenvolvimento da Astronomia. Todas as atividades são gratuitas.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x