23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > São Carlos participa de discussão de metas do Plano Nacional de Cultura

São Carlos participa de discussão de metas do Plano Nacional de Cultura

14/10/2011 11h00 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
São Carlos participa de discussão de metas do Plano Nacional de Cultura
São Carlos sediou ontem (13) o segundo seminário sobre metas do Plano Nacional de Cultura (PNC), organizado pelo Ministério da Cultura. A cidade foi uma das três escolhidas para receber as discussões sobre as políticas do setor cultural para os próximos dez anos. O evento aconteceu no auditório Bento Prado Jr., do Paço Municipal.
O Estado de São Paulo é sede de três seminários, um na Grande São Paulo (que aconteceu dia 27 de setembro), um no interior, neste caso, São Carlos e o terceiro na Baixada Santista.

O período de consulta pública para o PNC, iniciado em 21 de setembro, termina no próximo dia 20 de outubro e a versão final do plano deve ser divulgada em dezembro. Na consulta, as pessoas poderão fazer sugestões pelo site do ministério. O texto preliminar reúne 275 ações agrupadas em 48 metas, em 36 áreas estratégicas que devem ser atingidas nos próximos anos.

De acordo com o diretor de Estudos e Monitoramento de Políticas Culturais da Secretaria de Políticas Culturais do MinC, Américo Córdula, essa ação visa reafirmar a ideia da cultura com um direito do cidadão. “Essa é uma forma da sociedade poder participar e opinar sobre essas metas que nós colocamos a público. São 48 metas divididas em nove temas e todas são voltadas para o fomento e criação de novas linhas culturais para novos recursos”, explicou.

“São muitas ações e metas que transcorrem pelos próximos dez anos e, pelo menos, três gestões de governo. É um plano de Estado. Pretendemos com isso em 2020 ter consolidado a cultura como um dos eixos estratégicos, não só do desenvolvimento econômico, mas do desenvolvimento simbólico em que este plano vem focado”, complementou.

O coordenador geral de Estratégia e Gestão das Ações da Secretaria de Articulação Institucional do MinC, Marcelo Velloso, afirmou que é fundamental que tantos os estados como os municípios elaborem seus planos de cultura, reassumindo assim as diretrizes na aplicação no plano nacional. “Nestes seminários é possível que se faça uma projeção de onde estamos e onde queremos chegar do ponto de vista da gestão de cultura do nosso País e, consequentemente, dos estados e municípios”.

Para Velloso, as discussões passam por áreas da Cultura: o fomento, que está ligado à captação de recursos, o ideológico, no que tange a discussão do ideário cultural e político, na preparação das ações públicas de Cultura.

A coordenadora de Artes e Cultura, Telma Olivieri, que fez a abertura da cerimônia, falou sobre a importância de uma discussão como esta ser realizada na cidade. “Este é um passo muito importante, a participação permite oferecer a nossa contribuição para depois poder cobrar”, falou. {jcomments on}

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x