26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > São Carlos recebe 5ª edição do projeto Osesp Itinerante

São Carlos recebe 5ª edição do projeto Osesp Itinerante

14/07/2012 14h36 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
São Carlos recebe 5ª edição do projeto Osesp Itinerante

Ampliar as fronteiras de atuação da Osesp, fomentar a discussão acerca da música clássica e complementar um projeto de formação de público iniciado anos antes foram algumas das principais razões que levaram a Osesp a botar o pé na estrada e percorrer todo o interior do Estado. Iniciado em 2008, o programa Osesp Itinerante já visitou 36 cidades, tendo atingido um público estimado de mais de 177 mil pessoas.

Para esta quinta edição, algumas das mais importantes cidades do Estado serão revisitadas – caso de Ribeirão Preto, São Carlos, Araraquara, Bauru, Marília e São José do Rio Preto. Enquanto isso, outro grupo de cidade receberá o projeto pela primeira vez, como Araras, Matão, Jaú, Birigui e Fernandópolis.

 

ATIVIDADES GRATUITAS – O projeto leva ao público participante uma série de atividades musicais e educacionais inteiramente gratuitas, que incluem concertos sinfônicos ao ar livre com a Osesp; oficinas de instrumentos tanto para alunos de música como para interessados em geral, ministradas pelos próprios instrumentistas da orquestra; cursos de apreciação musical com professores especializados e diversos concertos de música de câmara e coral.

A ideia é que os profissionais da Osesp fiquem instalados por dois ou três dias em cada cidade em uma espécie de imersão musical com a proposta de estender ao público do interior do Estado as diversas atividades realizadas pela Osesp em sua sede, a Sala São Paulo. Até o final deste ano, a Osesp Itinerante terá percorrido 41 cidades.

 

INSCRIÇÕES – Inscrições para oficinas de instrumentos e curso de Apreciação Musical devem ser feitas no site www.osesp.art.br. As vagas são abertas oportunamente nas semanas que antecedem a visita a cada cidade.

 

OFICINAS – As Oficinas de Cordas, Madeiras e Metais duram cerca de duas horas e podem caminhar por diversas áreas, desde dicas de aprendizado e aperfeiçoamento, demonstrações dos instrumentos, explicações sobre as possíveis formações de câmara e execução comentada de trechos de obras.  Poderão participar das oficinas pessoas com ou sem conhecimento musical. Aos alunos de música, é sugerido levar seus instrumentos.

 

CURSO DE APRECIAÇÃO MUSICAL – Destinado igualmente ao público com ou sem conhecimento musical, é composto por três módulos de três horas cada que procuram cobrir o vasto território musical, abrangendo diversas escolas e épocas (da Antiguidade ao Expressionismo).

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x