23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > São Carlos recebe intercambistas através de organização estudantil

São Carlos recebe intercambistas através de organização estudantil

07/06/2013 23h45 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
São Carlos recebe intercambistas através de organização estudantil

Neste mês de junho São Carlos está recebendo diversos intercambistas universitários de diferentes países que fazem parte da organização AIESEC e estão realizando visitas em escolas públicas da cidade desenvolvendo o projeto ‘driblando” que tem os esportes olímpicos como tema principal. O objetivo é levar através do esporte para crianças e jovens conceitos de valores como liderança, disciplina, trabalho em equipe, superação de obstáculos e motivação, que servirão de base para uma vida toda.

O estudante de engenharia da USP, que faz parte da AIESEC dá mais detalhes sobre o projeto. “A organização é gerida por universitários e pós graduandos do Brasil e do mundo. A AIESEC hoje está presente em mais de 110 países e tem como intuito desenvolver profissionalmente e pessoalmente as pessoas através de seus projetos e tentar trazer diversas culturas para dentro das salas de aula. Até o final de junho a cidade irá receber pessoas da Inglaterra, México, Estados Unidos, Holanda, Colômbia entre outros. Essas pessoas virão com novas experiências e informações”.

Assim como o Brasil recebe todos os anos universitários estrangeiros, os universitários brasileiros que estão inscritos na organização AIESEC também vão para o exterior dividir suas vivencias. Guilherme ressalta que a experiência até agora tem sido bastante proveitosa para os alunos da rede publica. “Os jovens são bastante receptivos, a idéia é que eles também compartilhem suas experiências no caso, do esporte que praticam e assim trazer para a realidade habilidades e lições que essas práticas esportivas trazem para a vida do ser humano de forma geral”.

Dunsebi Dunara, estudante de administração na BPP Business School na Inglaterra que está em São Carlos visitando as escolas, relata porque escolheu o Brasil e conta como tem sido participar do projeto. “Optei pelo Brasil primeiramente porque como um fã de futebol meus grandes ídolos jogadores são brasileiros. Outro fator foi que sempre me interessei pela cultura do país que sempre me pareceu muito divertida, com suas festas, pessoas e belas praias. Com certeza este é um ótimo lugar para se conhecer. Quando o projeto terminar vou visitar o Rio de Janeiro. Quanto a educação no Brasil, percebi que aqui as coisas não são tão rigorosas quanto na Inglaterra, e diferentemente de lá, aqui há diferenças gritantes na qualidade de ensino de escolas publicas com relação às particulares”.

Outro intercambista entrevistado foi Maithan Alsarraf, estudante de relações internacionais na Universidade de Leeds na Inglaterra. Para ele que está visitando o Brasil pela primeira vez a experiência tem sido bastante rica. “Vim para conhecer de perto o futebol e o basquete no país, depois de São Carlos vou para, Brotas, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x