18 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > São Carlos recebe Sonora Brasil

São Carlos recebe Sonora Brasil

16/06/2019 08h51 - Atualizado há 5 anos Publicado por: Redação
São Carlos recebe Sonora Brasil

Projeto temático que busca despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão da música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico.
Em sua 22ª edição, apresenta os temas Líricas Femininas: a presença da mulher na música brasileira, que será desenvolvido em quatro unidades do Sesc São Paulo em 2019 e A música dos povos originários do Brasil, a ser realizado em 2020.
De 19 a 22/6, quarta a sábado, às 19h
Teatro
Dia 19/6
Líricas Históricas
Com uma abordagem cronológica, apresenta repertório que traz à luz a obra e a história de compositoras representantes de várias fases da música brasileira, especialmente a de concerto, muitas delas sem reconhecimento público, apesar de uma produção relevante.
O grupo é formado por Gabriela Geluda, Anastácia Rodrigues, Priscilla Ermel e Vanja Ferreira.
Dia 20/6
Líricas Transcendentes
Trata de repertório relacionado às tradições musicais do meio rural e de composições inspiradas neste universo, considerando o uso da música como meio de comunicação com as divindades, sempre enfatizando o protagonismo da mulher neste contexto, seja como intérprete, seja como tema da obra. Nesta abordagem, a espiritualidade se sobrepõe à técnica e à estética, fazendo valer o aspecto transcendente da obra.
O grupo é formado por Déa Trancoso, Ceumar e Cátia de França.
Dia 21/6
Líricas Negras
Apresenta repertório de músicas relacionadas às tradições religiosas de matriz africana e obras que remetam aos elementos estéticos da cultura africana, somando vozes de resistência a elementos percussivos. Mas também traz obras de compositoras negras que exploraram outras abordagens, em contextos que se relacionam com a música de concerto e com a música popular.
O grupo é formado por Georgia Camara, Vanessa Melo, Rosa Reis e Negravat.
Dia 22/6
Líricas Modernas
Aborda repertórios da atualidade, com estética mais próxima da música popular, porém ricos em elementos que os distinguem de obras consagradas nos meios de difusão, valorizando a experimentação e o uso de recursos expressivos inovadores, especialmente na voz.
O grupo é formado por Lucina, Badi Assad e Regina Machado.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x