25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > São Carlos receberá primeira etapa do Festival Sabor SP

São Carlos receberá primeira etapa do Festival Sabor SP

29/12/2012 12h20 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
São Carlos receberá primeira etapa do Festival Sabor SP

Em janeiro São Carlos irá receber a primeira etapa do Festival Sabor SP, evento que busca redescobrir quais são os pratos mais emblemáticos do Estado. Bares, restaurantes, hotéis e até mesmo quituteiras tem até dia 3 para inscrever os pratos que consideram mais representativos da região. A ideia é que as receitas também valorizem os ingredientes produzidos nos arredores.

O projeto contará com seis etapas de seleção em cidades-anfitriãs que pertencem a macrorregiões do Estado: São Carlos, Bauru, São José do Rio Preto, Sorocaba, Santos e Águas de São Pedro/Campinas.  Para cada etapa regional, haverá uma fase de inscrição, um período de chamada dos pratos típicos escolhidos e, finalmente, a festa eliminatória, onde serão conhecidos os dez melhores quitutes de cada macrorregião. As eliminatórias contarão, em todas as cidades, com um “chef padrinho” e serão organizadas no formato de feiras, onde o público poderá degustar os pratos selecionados e votar em favor de seu quitute preferido. As edições do festival serão sediadas em unidades do Senac e também contarão com atividades artístico-culturais, aulas de gastronomia e exposições de produtos e artesanato.

Os dez pratos conhecidos em cada etapa eliminatória serão submetidos à avaliação popular e de um júri especializado, composto pelo chef-padrinho, por jornalistas da revista Prazeres da Mesa, representantes do Senac e da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. Este júri selecionará cinco vencedores de cada macrorregião (totalizando 30 pratos), que serão conhecidos na grande festa popular realizada em junho no Parque da Água Branca. “O objetivo deste projeto é fazer com que a cozinha regional de São Paulo seja conhecida e resgatada. É uma cozinha extremamente rica, diversificada, e muitas vezes o próprio paulistano não conhece a comida de sua terra”, destaca a jornalista Mariella Lazaretti, da revista Prazeres da Mesa.  Segundo o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Claudio Valverde, o programa é mais um passo para a consolidação de São Paulo como destino gastronômico e ajudará a impulsionar as atividades turísticas associadas. “O festival tende a ampliar o fluxo turístico nas diversas regiões paulistas, gerando empregos, valorizando os recursos humanos ligados à área e, consequentemente, movimentando a economia e impulsionando o desenvolvimento regional”, explica.

Serão padrinhos e madrinhas do festival os chefs Janaína Rueda (etapa de São Carlos), Ana Luiza Trajano (Bauru), Bella Masano (São José do Rio Preto), João Belezia (Sorocaba), Eudes Assis (Santos), Jefferson Rueda (Águas de São Pedro/Campinas).

Todas as pessoas que criam, produzem e vendem pratos que têm forte laço cultural com sua região de origem podem se inscrever por sua cidade – quer sejam cozinheiros, comerciantes de rua ou donos de estabelecimentos que servem quitutes típicos. A organização do evento oferecerá transporte e alojamento para os selecionados. As inscrições já estão abertas e o regulamento pode ser consultado no site www.sabordesaopaulo.com.br.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
OBRIGADA
OBRIGADA
11 anos atrás

AO DIRETOR PROPRIETÁRIO E FAMILIA…E A TODOS OS FUNCIONÁRIOS DO JORNAL PRIMEIRA PAGINA. UM FELIZZZ ANOOO NOVOOO!!! MAGDA CHICO E FAMILIA

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x