20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > São Carlos tem curso sustentável de biojoias

São Carlos tem curso sustentável de biojoias

05/07/2012 12h12 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
São Carlos tem curso sustentável de biojoias

Durante este mês de julho nos dias 12, 13, 19, 20,26 e 27, das 13h às 19h no Centro Público de Economia Solidária acontecerá o curso de biojoias para 30 pessoas, ministrado pelo arte educador e artesão Carlos da Mata. O curso é uma realização da Prefeitura Municipal de São Carlos, através da Divisão de Políticas para Diversidade Sexual da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e do Departamento de Apoio à Economia Solidária da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda.

A diretora do Departamento de Apoio da Economia Solidária, Rita Fajardo, conta que o objetivo principal do curso é oferecer uma opção de renda aos participantes e o enfoque será a sustentabilidade e o equilíbrio, através da coleta da matéria prima na natureza e a transformação deste material em utensílio para geração de renda, como biojóias, acessórios e objetos de decoração.

“O curso é destinado às pessoas que passam por uma situação de vulnerabilidade social, como por exemplo, os travestis que encontram muita dificuldade em serem inseridos no mercado de trabalho entre outros perfis. Outro enfoque do curso é tratar o comércio justo com valores acessíveis e a busca de práticas sustentáveis”, diz Rita.

O artesão e arte-educador José Carlos dos Santos, mais conhecido como Carlos da Mata, trabalha há 5 anos na área de artesanato sustentável e é também presidente da Associação de Artesãos da Praça da República na cidade de São Paulo. Carlos tem seu trabalho reconhecido na Europa e Canadá. Ele conta que já ministrou no ano passado o mesmo curso em São Carlos, porém este ano haverá um diferencial.

“Neste curso com carga horária de 36 horas vamos realizar um trabalho que consiste desde a extração dos produtos da natureza, o manuseio dos mesmos até o desenvolvimento final das peças. A novidade este ano é que no término do curso os alunos vão receber um kit gratuito de materiais para começarem a desenvolver seus primeiros produtos e assim vendê-los posteriormente”.

Rita Fajardo ressaltou que é muito importante criar ações para que a população ainda em situação de vulnerabilidade social tenha uma renda para sair dessa condição. “Atividades como esta estão em consonância com a política do governo federal do Brasil sem Miséria. É objetivo também de São Carlos eliminar a pobreza extrema, e a economia solidária é um caminho para isso”.

 

BIOJOIA – A Biojoia aproveita produtos da natureza recicláveis como sementes, conchas do mar, cipós, linhas e fios naturais.
Sua produção é feita artesanalmente, respeitando formas, misturas e cores. A matéria-prima é recolhida da natureza de forma sustentável, respeitando o meio ambiente e não gerando resíduos.
A ênfase na preocupação com o meio ambiente define esta prática como Biojóia.
Como uma jóia, esteticamente ela não se repete, porque sua matéria-prima é única, possui design exclusivo, com elementos que personificam a peça. O mesmo acontece com a Biojóia, cada semente tem sua própria característica, sendo impossível produzir duas peças meticulosamente idênticas.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x