Secretaria da Cultura seleciona empreendedores culturais
A
Secretaria Especial da Cultura abre, nesta sexta-feira (10), as
inscrições para o edital de seleção de cerca de 90 empreendedores
culturais de todo o país que receberão apoio para participar da
edição 2020 do Mercado das Indústrias Criativas e Culturais do Sul
(Micsul). O evento será realizado em Montevidéu, no Uruguai, entre
os dias 26 e 29 de maio. O objetivo do edital, publicado no Diário
Oficial da União desta quinta (9), é apoiar a internacionalização
do produto cultural brasileiro, ampliando as oportunidades de
negócios, a troca de experiências e a integração com
empreendedores dos demais países da América do Sul.
A seleção
é voltada a iniciativas de nove setores criativos: artes cênicas;
audiovisual e animação; artesanato; artes visuais e museus; design;
moda; editorial; jogos eletrônicos; e música. Além disso, serão
selecionados um grupo de música e um grupo de artes cênicas para se
apresentarem durante o Micsul 2020 e um estilista para promover um
desfile de moda. O prazo de inscrição de propostas vai até o dia
26 de fevereiro.
No total, a pasta deve investir R$ 671 mil na
iniciativa. Cada selecionado receberá apoio financeiro para as
despesas com transporte (aéreo ou terrestre) e diárias (hospedagem,
alimentação e transporte local). Para grupos de teatro e música,
serão destinados cerca de R$ 7 mil para cada integrante. Para o
restante dos empreendedores, cerca de R$ 6 mil.
O secretário da
Economia Criativa, Reynaldo Campanatti, ressalta a relevância de
participar das oficinas, exposições e rodadas de negócios do
Micsul. “Vai ser muito importante e com certeza vai abrir uma série
de espaços para os negócios da economia criativa, para que cada um
possa participar efetivamente, ganhando o seu dinheiro e gerando
renda, para que possa haver essa inclusão no mercado internacional”,
avalia.
Sobre o
Micsul
O Mercado de
Indústrias Criativas e Culturais do Sul (Micsul) é uma iniciativa
dos órgãos nacionais de cultura dos países sul-americanos e reúne,
bienalmente, pequenos e médios empreendedores culturais com o
objetivo de incentivar e debater o consumo e a circulação de bens e
serviços culturais na América do Sul, bem como fomentar a
realização de acordos de venda e comercialização de bens e
serviços. A expectativa da organização é que sejam gerados mais
de US$ 54 milhões em negócios e acordos.
A edição 2020 vai
contar com a participação de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile,
Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e México, que passou a
integrar o programa a convite do país anfitrião. A primeira edição
do Micsul ocorreu em Mar del Plata, na Argentina, em 2014, e a
segunda, em Bogotá, na Colômbia, em 2016. A última, em 2018, foi
realizada em São Paulo, no Brasil, e contou com a participação de
oito países da América do Sul.
Critérios
de seleção
As
propostas habilitadas serão avaliadas por uma Comissão de Avaliação
e Seleção constituída por representantes da Secretaria Especial da
Cultura do Ministério do Turismo e suas vinculadas, e representantes
de outros órgãos governamentais e entidades paraestatais, como
Sebrae e Apex-Brasil. A pontuação será concedida de acordo com os
critérios: aderência da proposta ao evento, representatividade,
criatividade e sustentabilidade, além de experiência e maturidade
de negócios do empreendedor ou do empreendimento
representado.
Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail:
[email protected]