Secretaria de Cultura e Economia Criativa lança plataforma com conteúdo online gratuito para a quarentena
Conteúdo é atualizado diariamente com concertos e espetáculos completos, oficinas criativas, bate-papos com atores e escritores e visitas virtuais a museus
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado criou
a campanha #CulturaemCasa no dia 18 de março, após a suspensão do funcionamento
de seus espaços culturais e programas em decorrência do Coronavírus, com o objetivo
de estimular o distanciamento social por meio da ampliação do acesso e da
oferta de conteúdos virtuais das instituições, corpos artísticos e programas do
Estado. Na plataforma #CulturaemCasa são disponibilizados materiais completos,
entre shows de música, concertos, visitas virtuais a museus, palestras,
bate-papos, livros, filmes, espetáculos e palestras. Há opções para todas as
idades e interesses e o conteúdo é atualizado diariamente.
“As pessoas continuam precisando de arte, de cultura e de criatividade.
Por isso, estamos lançando a plataforma #CulturaemCasa, um hotsite em que vamos
disponibilizar todos os conteúdos que a Secretaria dispõe, por meio digital,
para que as pessoas que estão em quarentena possam ter acesso a arte de
qualidade nas suas casas”, diz o Secretário Sérgio Sá Leitão.
Entre os conteúdos já disponibilizados há concertos completos da Orquestra
Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Jazz Sinfônica Brasil, Orquestra
Jovem do Estado e Orquestra Jovem Tom Jobim; visitas virtuais a museus como
Pinacoteca, Museu do Futebol, Museu da Imigração e Museu Felícia Leirner;
óperas do Theatro São Pedro; palestras com atores na SP Escola de Teatro;
bate-papos com escritores nas Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos; e
espetáculos da São Paulo Companhia de Dança.
Números da Campanha
A ação #CulturaemCasa teve início no dia 18 de março, com conteúdo
disponibilizado, inicialmente no site da Secretaria de Cultura e Economia
Criativa do Estado. Em cinco dias, mais de 6 mil pessoas acessaram os materiais
divulgados. A campanha ganhou um hotsite que já conta com mais de 160 opções de
conteúdo, entre vídeos, podcasts, artigos, livros, aulas e outros.
Com o sucesso da campanha, o Secretário Sérgio Sá Leitão adianta ainda que a
Secretaria lançará em breve uma plataforma digital de streaming de conteúdos
culturais com a marca #CulturaEmCasa. “Será um programa de difusão
permanente, para ampliar o acesso da população à arte e criar novas
oportunidades para os artistas.”
Instituições criam novos conteúdos
Além dos conteúdos já produzidos e disponibilizados, as instituições,
corpos artísticos e programas da Secretaria de Cultura e Economia Criativa se
mantém ativas virtualmente por meio da criação de novos conteúdos educativos,
culturais e criativos durante a quarentena.
A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp fará, todos os sábados às
16h30, a transmissão ao vivo de apresentações de grupos de câmara no palco da
Sala São Paulo, sem público. Os conteúdos serão gravados e disponibilizados no
Youtube da Sala São Paulo. O Museu Catavento iniciou séries semanais de tours
pelos principais espaços do museu e vídeos de experiências científicas. O Museu
da Imagem e do Som – MIS disponibiliza vídeos e conteúdos inéditos de
bastidores de eventos, cursos e bate-papos. O Museu da Imigração vai publicar,
todas as quartas-feiras, no blog da instituição, artigos da série
“Hospedaria em Quarentena”, sobre a Hospedaria de Imigrantes do Brás
em tempos de surtos epidêmicos. A São Paulo Companhia de Dança transmite,
quinzenalmente, às sexta-feiras, espetáculos completos que marcaram a história
da companhia; cada vídeo fica disponível por 15 dias. Em abril, o Museu do Café
inaugura a exposição virtual”Calixto: discurso do progresso e identidade
paulista”, em cartaz no edifício da antiga Bolsa Oficial desde 2019. O
Conservatório de Tatuí mobilizou os professores a produzirem vídeos com dicas
de estudo e prática em casa; o conteúdo é publicado diariamente no Facebook da
instituição.