17 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Secretaria de Cultura e Economia Criativa lança plataforma com conteúdo online gratuito para a quarentena

Secretaria de Cultura e Economia Criativa lança plataforma com conteúdo online gratuito para a quarentena

05/04/2020 00h03 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Secretaria de Cultura e Economia Criativa lança plataforma com conteúdo online gratuito para a quarentena Foto: Divulgação

Conteúdo é atualizado diariamente com concertos e espetáculos completos, oficinas criativas, bate-papos com atores e escritores e visitas virtuais a museus

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado criou a campanha #CulturaemCasa no dia 18 de março, após a suspensão do funcionamento de seus espaços culturais e programas em decorrência do Coronavírus, com o objetivo de estimular o distanciamento social por meio da ampliação do acesso e da oferta de conteúdos virtuais das instituições, corpos artísticos e programas do Estado. Na plataforma #CulturaemCasa são disponibilizados materiais completos, entre shows de música, concertos, visitas virtuais a museus, palestras, bate-papos, livros, filmes, espetáculos e palestras. Há opções para todas as idades e interesses e o conteúdo é atualizado diariamente.
“As pessoas continuam precisando de arte, de cultura e de criatividade. Por isso, estamos lançando a plataforma #CulturaemCasa, um hotsite em que vamos disponibilizar todos os conteúdos que a Secretaria dispõe, por meio digital, para que as pessoas que estão em quarentena possam ter acesso a arte de qualidade nas suas casas”, diz o Secretário Sérgio Sá Leitão.
Entre os conteúdos já disponibilizados há concertos completos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Jazz Sinfônica Brasil, Orquestra Jovem do Estado e Orquestra Jovem Tom Jobim; visitas virtuais a museus como Pinacoteca, Museu do Futebol, Museu da Imigração e Museu Felícia Leirner; óperas do Theatro São Pedro; palestras com atores na SP Escola de Teatro; bate-papos com escritores nas Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos; e espetáculos da São Paulo Companhia de Dança.
Números da Campanha
A ação #CulturaemCasa teve início no dia 18 de março, com conteúdo disponibilizado, inicialmente no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado. Em cinco dias, mais de 6 mil pessoas acessaram os materiais divulgados. A campanha ganhou um hotsite que já conta com mais de 160 opções de conteúdo, entre vídeos, podcasts, artigos, livros, aulas e outros.
Com o sucesso da campanha, o Secretário Sérgio Sá Leitão adianta ainda que a Secretaria lançará em breve uma plataforma digital de streaming de conteúdos culturais com a marca #CulturaEmCasa. “Será um programa de difusão permanente, para ampliar o acesso da população à arte e criar novas oportunidades para os artistas.”
Instituições criam novos conteúdos
Além dos conteúdos já produzidos e disponibilizados, as instituições, corpos artísticos e programas da Secretaria de Cultura e Economia Criativa se mantém ativas virtualmente por meio da criação de novos conteúdos educativos, culturais e criativos durante a quarentena.
A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp fará, todos os sábados às 16h30, a transmissão ao vivo de apresentações de grupos de câmara no palco da Sala São Paulo, sem público. Os conteúdos serão gravados e disponibilizados no Youtube da Sala São Paulo. O Museu Catavento iniciou séries semanais de tours pelos principais espaços do museu e vídeos de experiências científicas. O Museu da Imagem e do Som – MIS disponibiliza vídeos e conteúdos inéditos de bastidores de eventos, cursos e bate-papos. O Museu da Imigração vai publicar, todas as quartas-feiras, no blog da instituição, artigos da série “Hospedaria em Quarentena”, sobre a Hospedaria de Imigrantes do Brás em tempos de surtos epidêmicos. A São Paulo Companhia de Dança transmite, quinzenalmente, às sexta-feiras, espetáculos completos que marcaram a história da companhia; cada vídeo fica disponível por 15 dias. Em abril, o Museu do Café inaugura a exposição virtual”Calixto: discurso do progresso e identidade paulista”, em cartaz no edifício da antiga Bolsa Oficial desde 2019. O Conservatório de Tatuí mobilizou os professores a produzirem vídeos com dicas de estudo e prática em casa; o conteúdo é publicado diariamente no Facebook da instituição.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x