7 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Secretaria de Cultura participa da 15ª Primavera dos Museus

Secretaria de Cultura participa da 15ª Primavera dos Museus

Museus do Governo de São Paulo integram a ação com exposições, filmes, bate-papos e vídeos

16/09/2021 09h23 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Secretaria de Cultura participa da 15ª Primavera dos Museus Foto: Divulgação / Governo do Estado de São Paulo

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC) do Governo do Estado de São Paulo participa da 15ª edição da Primavera dos Museus, evento realizado anualmente pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) que visa promover instituições culturais do país. Sob o tema ‘Museus: perdas e recomeços’, a programação da SEC deste ano gira em torno de filmes, vídeos e exposições presenciais, além de ações virtuais e uma extensa programação que aborda os efeitos da pandemia. O evento acontece de 20 a 26 de setembro com cerca de 700 instituições inscritas.

“A Primavera dos Museus é sempre fundamental para que possamos interagir com nossos visitantes, promover e valorizar as instituições museológicas, colocar em perspectiva nossas experiências e pensarmos colaborativamente com a sociedade sobre os novos desafios que se colocarão daqui para frente” afirma Paula Paiva Ferreira, coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM) da SEC.

Como parte da programação, no dia 20, o Museu Catavento exibe um vídeo explicativo sobre o tema desta edição. O Memorial da Resistência, organizou um encontro com profissionais para falar sobre a produção audiovisual do espaço durante a pandemia. No Museu do Futebol, será exibido o documentário “Jogando em casa: nossas memórias do isolamento”, que apresenta relatos da equipe da instituição sobre o isolamento imposto pela quarentena e os desafios do trabalho remoto.

O Museu da Imigração programou a estreia da instalação Avoar, que recebeu a doação da produção de pássaros de cerâmica com mensagens positivas de ceramistas de todo Brasil e da América Latina. Dia 22, a Pinacoteca e o Museu de Arte Sacra de São Paulo promovem ação integrada dirigida para professores e vai abordar os contrastes e aproximações das coleções das duas instituições.

Em Tupã, interior de São Paulo, o Museu Índia Vanuíre programou a exibição de uma série de depoimentos sobre a pandemia e como a instituição indígena se reinventou durante o período. No interior e litoral, os museus do Café (Santos), Casa de Portinari (Brodowski) e Felícia Leirner (Campos do Jordão) também prepararam ações exclusivas para o evento.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x