19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Sesc abre 7ª publicação da exposição Charivari

Sesc abre 7ª publicação da exposição Charivari

08/08/2012 12h26 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Sesc abre  7ª publicação da exposição Charivari

O Sesc São Carlos apresenta neste sábado, 11, a exposição Charivari que abordará o processo criativo de um grupo de 13 ilustradores e artistas gráficos apresentando originais e estudos realizados para cada um dos seis números já publicados, vídeos e fotografias sobre oficinas e ocupações, arquivos digitais e as próprias publicações para serem folheadas pelo público.  A abertura será a partir das 11h e vai até dia 18 de novembro de 2012.

Charivari é um coletivo de ilustradores e artistas gráficos que se reúnem para publicar resultados de experimentações gráficas em fanzines com características variadas, partindo do interesse comum por assuntos, materiais ou formas, que selecionados de antemão criam um espaço para o intercâmbio de informações a respeito do universo de cada um dos participantes.

Fanzine ou zine é o nome de uma publicação editada pelos próprios autores, frequentemente ligada ao universo da música ou da história em quadrinhos.

“Cada um possui bastante liberdade como autor. ‘Charivari’ significa alvoroço, confusão e é também uma palavra relacionada ao universo circense. O nome foi escolhido para nomear o primeiro número que era sobre o circo e acabou se tornando o nome do coletivo”, conta a ilustradora Laura Teixeira.

De 2005 até o momento foram lançados 6 números, que agora poderão ser vistos ou folheados em conjunto pelo público. Em paralelo, o Sesc São Carlos proporciona o lançamento do Charivari 7, concebido a partir de uma intervenção no painel da convivência externa da unidade.

“Neste número, trabalhamos com fitas adesivas largas coloridas, usadas para embalagem, dialogando com o trabalho que estamos realizando em um painel externo do Sesc”, ressalta Laura.

A ilustradora Laura Teixeira diz que o objetivo desta mostra é oferecer um panorama do trabalho realizado pelo grupo até hoje, salientando o que cada Charivari tem de particular, já que cada número apresenta características muito distintas.

“O espaço foi organizado em núcleos voltados para cada uma das publicações, onde os visitantes encontrarão originais, fotos e vídeos do processo de trabalho, além do resultado de alguns projetos paralelos desenvolvidos pelo grupo, como oficinas e outras ações coletivas”.

Os artistas participantes do Charivari são André Sandoval, Bel Falleiros, Daniel Bueno, Fabio Zimbres, Frenando de Almeida, Fernando Vilela, José Silveira, Laura Teixeira, Luana Geiger, Madalena Elek, Marcelo Salum, Mariana Zanetti e Silvia Amstalden.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x