24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Sesc recebe 39ª edição do Festival Melhores Filmes

Sesc recebe 39ª edição do Festival Melhores Filmes

30/03/2013 14h16 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Sesc recebe 39ª edição do Festival Melhores Filmes

O Sesc realiza, a partir do dia 3 de abril em São Carlos e em mais 18 cidades do estado o tradicional Festival Sesc Melhores Filmes 2013. A exibição de filmes acontece também em Bauru, Campinas, Catanduva, Diadema, Ilha Solteira, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Preto, Santo André, Santos, São Caetano, São Carlos, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Taubaté.

A cerimônia de abertura da 39ª edição do evento será realizada no CineSesc no dia 3 de abril e revelará os longas, brasileiros e estrangeiros, vencedores das diversas categorias eleitos por público e crítica, como os melhores do ano anterior. É mais uma chance para o público ver ou rever seus filmes preferidos. Em São Carlos, será exibido o filme: “Eu Receberia as Piores Noticias de seus Lindos Lábios”.  Será a partir das 20h e a entrada é franca.

A tradicional premiação contempla as categorias de melhor filme, documentário, ator, atriz, direção, roteiro e fotografia para os filmes brasileiros e melhor filme, direção, ator e atriz para os filmes estrangeiros. Os filmes mais votados por crítica e público serão exibidos até dia 25 de abril no CineSesc, na capital, e formam a lista de exibições que se estende até dia 05 de maio nas cidades do interior. A votação foi feita por uma consulta aberta ao público pela Internet e no CineSesc, e por consulta direta à crítica especializada de todo o país a partir dos filmes que chegaram aos cinemas paulistas ao longo do ano de 2012.

A circulação do Festival Sesc Melhores Filmes teve início em 2009, quando parte de sua programação foi estendida para cinco cidades do Estado de São Paulo após o encerramento na capital. Em 2011, essa itinerância alcançou 15 cidades. Em 2013, a abrangência do Circuito se amplia para outras 17 cidades além de São Carlos, e as exibições ocorrem simultaneamente com as exibições do CineSesc, em São Paulo.

Criado em 1974, é o mais antigo festival de cinema da cidade de São Paulo e oferece ao público a oportunidade de ver ou rever o que passou de mais significativo pelas telas da cidade no ano anterior ao evento. Os filmes que participaram da votação neste ano são aqueles lançados nas salas de cinema de São Paulo em 2012.

Durante 38 anos a mostra do CineSesc já exibiu centenas de longas-metragens em sua programação anual, que são escolhidos democraticamente por meio de votação de público e crítica. Na edição 2010, o festival inovou ao ser o primeiro evento do gênero a disponibilizar sua programação com serviços que possibilitam o acesso de deficientes visuais (pela audiodescrição) e auditivos (legendagem open caption), recursos que serão oferecidos em todas as exibições do CineSesc neste ano de 2013.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x