23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Sesc recebe espetáculo inspirado na obra de Brecht

Sesc recebe espetáculo inspirado na obra de Brecht

04/04/2013 12h09 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Sesc recebe espetáculo inspirado na obra de Brecht

Como parte da programação do projeto Brecht em Cena, o Sesc São Carlos recebe nesta sexta-feira, 5, o espetáculo teatral ‘Marias’, do Coletivo Estalo. A peça foi livremente inspirada no poema de Bertold Brecht “A Infanticida Marie Farrar”. Será às 19h no teatro da unidade.

O elenco conta com os atores Luís Fernando Dutra, Gabriela Elias e Marina Henrique e é fruto de uma pesquisa elaborada pela atriz Marina Henrique para um mestrado, onde, os estudos deram origem à peça e a um roteiro de cinema. Marina conta que explorou o universo do poema de Brecht, “A Infanticida Marie Farrar”, trazendo junto outras fontes de pesquisas para além de Brecht que criou toda a dramaturgia e o espetáculo “Marias”. 

“Um filme-documentário que nos orientou e nos inspirou bastante foi ‘Camelos Também choram’, alguns mitos gregos como o da Perséfone e a Medeia também foram estudados. Na sala de ensaio, a princípio, estavam sempre eu e Gabriela Elias, pensando e desabrochando o material teórico. Depois veio o músico Eduardo Américo que compôs as músicas da peça e hoje temos a honra de ter em cena o violinista Luis Fernando Fischer Dutra, músico da orquestra de São Paulo. É um espetáculo que sempre trabalhamos de maneira intimista, sem quarta parede e por isso apresentamos em lugares alternativos. O Sesc de São Carlos será nossa estreia para o palco convencional que divide o artista do público e estamos ansiosos por essa experiência”, diz Marina.

‘Marias’ conta a história de duas mulheres magras e pálidas que vivem à espera de viajantes em uma antiga hospedaria abandonada. Enquanto esperam, cantam ao vento de seu silêncio. Trata-se de uma peça que retrata a solidão. Seja ela social, pessoal ou psíquica.  

“A personagem ‘Maria’ está só. Está só quando engravida e quando vai parir, está só quando lhe falta alimento e quando lhe faltam referências; independente de classe social, a solidão é uma questão inerente ao ser humano e como lidar com ela é muito subjetivo. Tanto Maria quanto Marie Farrar são órfãs desprovidas de qualquer recurso social e também por isso abandonadas pela sociedade. Não queremos piedade por ‘Maria’, isso nunca! Queremos apenas lançar um olhar mais complexo para aquela menina-mulher que comete um ato de extrema violência e observarmos em nossa consciência o quanto julgamos apressadamente os fatos, onde, na grande maioria das vezes, são muito mais dialéticos e abrangentes do que nosso julgamento moral precipitado”, explica Marina.

Sobre de onde veio a ideia de fazer um espetáculo inspirado na obra de Brecht, Marina Henrique afirma que a admiração pelo autor é em relação aos seus pensamentos na forma de fazer teatro e a função do espectador, que não é apenas aquele que assiste e sim o que pensa junto.  

“O espectador torna-se completamente ativo. E para isso não se perde a poesia e a sensibilidade, ao contrário, é preciso vir à tona. Poetizar e pensar a história junto ao público é maravilhoso, uma experiência para os sentidos, a alma e a consciência. Sim, é preciso ter uma grande dose de consciência nos percursos de nossas histórias para podermos modificá-las ou seguir em frente e Brecht propõe isso. ‘A Infanticida Marie Farrar’ é um poema altamente sensível e com uma grande carga de dialética, um universo denso e desafiador para qualquer artista. Mostramos em nosso ‘Marias’ o nosso olhar sobre Brecht e sobre as questões tratadas ali naquele universo”.

 

Saiba Mais

Obra de Bertold Brecht é homenageada pelo Sesc e grupos de teatro

Em abril o Sesc São Carlos abriu uma programação especial sobre o importante escritor alemão Bertold Brecht. A Mostra Brecht em Cena coloca o foco de luz na cena contemporânea brasileira, influenciada pelo escritor e revisita as diversas linguagens de sua obra, como a literatura, o cinema, a música e o teatro.

Seus trabalhos artísticos e teóricos influenciaram profundamente o teatro contemporâneo, tornando-o mundialmente conhecido a partir das apresentações de sua companhia, o Berliner Ensemble, realizadas em Paris em 1954 e 1955.

O espetáculo ‘Marias’ é umas das atrações desta programação. “Neste espetáculo desvendamos, desbravamos e nos superamos ao nos colocarmos múltiplas funções. ‘Marias’ estreou em 2009 e desde então já fizemos várias temporadas de sucesso e fizemos uma bela temporada em São Paulo. Já apresentamos duas vezes em São Carlos e também palestramos na UFSCar. Adoramos a cidade, que mesmo pequena possui com grande efervescência cultural e artística.”, ressalta a atriz e dramaturga Marina Henrique. (Patrícia Ribeiro)

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x