25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Sesc recebe espetáculo “Mundico Sonata Muda”

Sesc recebe espetáculo “Mundico Sonata Muda”

28/02/2013 12h13 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Sesc recebe espetáculo “Mundico Sonata Muda”

O Sesc São Carlos recebe nesta quinta-feira, 28, a Companhia Entre Tramas com o espetáculo de animação “Mundico Sonata Muda” que conta a história de Raimundo, um velho palhaço que tem como refúgio um depósito abandonado, onde cria seu pequeno mundo para fugir da realidade e reviver suas memórias e sentimentos. Será às 20h no teatro.

 

“Mundico Sonata Muda” é repleto de imagens e sensações, fala da poesia e da dor de sentir saudade e o quanto essa mesma poesia pode colocar cada um frente a frente com os “monstros” que guardam dentro de si.  O espetáculo utiliza uma técnica pouco conhecida e pouco pesquisada no Brasil: A da máscara inteira expressiva.

O diretor e ator da peça, José Antônio do Carmmo, explica que diferente da máscara tradicional, que cobre somente a face do ator e da meia máscara que cobre parte da face possibilitando a fala, a máscara inteira expressiva cobre por inteiro a cabeça do ator, impedindo a fala.

“Pelo seu caráter expressivo, diferente da máscara neutra, sem expressão alguma, já estabelece na sua moldura uma expressão do personagem, encerra um caráter, uma ‘personalidade’. O ponto de partida para se entender esse caráter é, sem dúvida, a relação concreta entre o ator e a própria máscara a partir da relação com suas formas concretas: traços, linhas e volumes. A máscara inteira expressiva, com características humanas, exige do ator uma atenta preparação corporal. Cabendo ao corpo do ator toda a responsabilidade de expressão”, diz José Antônio.

A máscara inteira possibilita que o ator trabalhe com o desafio da não verbalização. “Este silêncio é responsável por uma consequente atividade interior amplificada, uma gestualização mais precisa e qualificada. Qualquer gesto, o menor que seja, amplia-se e ganha grande importância”, ressalta o diretor.

Sobre a mensagem que transmite ao público através da história, o diretor diz que não há uma preocupação por parte da Companhia Entre Tramas em passar uma mensagem pré-estabelecida e sim “Mundico” compartilha com a plateia o seu momento vivido, o seu instante solitário.

“Falamos de saudade. De uma saudade que é uma solidão acompanhada. Apresentamos esse universo criado por Raimundo e deixamos livre para que as sensações e experiências pessoais do público elejam este ou aquele momento e crie sua interpretação, mensagem particular ou não”, finaliza.

 

Saiba mais

Cia. Entre Tramas foca em pesquisar diferentes técnicas e linguagens

A Cia. é um núcleo da Cooperativa Paulista de Teatro. Tem hoje na sua formação uma diversidade de artistas, com as mais variadas experiências, envolvidos na pesquisa de um fazer teatral novo, diferente, em conformidade com a atualidade. Tendo como foco a pesquisa de linguagens e técnicas, buscando uma integração de estilos, experimentando uma relação diferenciada com o público, a dramaturgia, a interpretação, em um processo de descoberta e renovação contínuo e necessário do teatro.

 

“Nos últimos anos temos nos dedicado ao Teatro de Animação ou Formas Animadas como linguagem expressiva. Teatro de Animação ou Formas Animadas é forma correta de se chamar o teatro feito com máscaras, bonecos, objetos e sombras. Nosso trabalho é o resultado da união e da diversidade dos artistas envolvidos. Todos se envolvem na construção do espetáculo, desde a criação da dramaturgia à confecção do material cênico utilizado no espetáculo”, conta o diretor José Antônio do Carmmo.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x