19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Sesc recebe hoje oficina e espetáculo de dança contemporânea

Sesc recebe hoje oficina e espetáculo de dança contemporânea

17/10/2012 12h20 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Sesc recebe hoje oficina e espetáculo de dança contemporânea

Nesta quarta-feira, 17, a Companhia Fragmento de Dança chega ao Sesc São Carlos com duas atividades voltadas a dança. À tarde das 14h às 16h a companhia realiza a oficina Dança Contemporânea – Dramaturgia do Movimento. A noite a partir das 20h terá apresentação do espetáculo “Ecos”, ambos com direção e coreografias de Vanessa Macedo.

O espetáculo Ecos que comemora 10 anos da Companhia Fragmento de Dança é uma reflexão de som que chega ao ouvinte pouco tempo depois do som direto. “São exatamente os ecos dos dez anos de trabalho da companhia. São sons que refletem na forma de belos movimentos o processo criativo do grupo”, diz a coreógrafa, diretora e bailarina Vanessa Macedo.

Em Ecos a companhia desenvolve um trabalho de estrutura móvel, ou seja, trechos das novas criações podem ser agregados conforme sua relação com o espetáculo. Esta forma de pensar a arte propicia a companhia a estar em uma constante transformação, absorvendo e trocando com os conteúdos que surgem em novas pesquisas, além de revisitar o que já foi feito.

 “Isso faz com que a trilha, luz e figurino também estejam em transformação, o que buscamos é focar no âmago de cada criação e aprofundá-la. Entendemos que os próprios intérpretes e a minha visão como coreógrafa estão se transformando naturalmente à medida que revemos o que já foi feito e observamos com o olhar que temos hoje”, explica Vanessa.

O espetáculo trata da relação que se tem com a própria imagem, evidenciada desde que a companhia pesquisou a vida e obra de Frida Kahlo, refletindo sobre as formas de expressão do homem na contemporaneidade. Com isso, o espetáculo propõe uma nova composição para esses trabalhos.

Vanessa relata em palavras o que o espetáculo traduz em imagens coreográficas. “Por meio de corpos que se encaixam um no outro, o espetáculo sugere uma intimidade revelada em imagens que se fundem, mas não se distanciam, em nenhum instante, da solidão”.

Para a oficina de dança contemporânea a Fragmento de Dança propõe compartilhar a preparação corporal da companhia, por meio da técnica de dança contemporânea, e alguns de seus exercícios investigativos que permeiam seu processo criativo. “A proposta é reconhecer o corpo em suas possibilidades de expressão através do diálogo entre técnica, investigação, experimentação e composição do movimento”, conta Vanessa Macedo.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x