26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Sesc recebe show da cantora Tulipa Ruiz

Sesc recebe show da cantora Tulipa Ruiz

18/04/2013 11h59 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Sesc recebe show da cantora Tulipa Ruiz

Fruto de uma nova geração de artistas, a cantora Tulipa Ruiz tem encantado a crítica e o público com seus dois discos, “Efêmera” que figurou em todas as listas de melhores lançamentos em 2010 e “Tudo Tanto”, lançado em 2012 e que foi premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Tulipa faz show nesta quinta-feira, 18, no Sesc São Carlos e promete intercalar faixas dos dois álbuns, com destaque para as novidades “É”, “OK” e “Víbora”. Será a partir das 20h30.

 

Nascida em Santos, Tulipa Ruiz e o irmão, Gustavo, têm berço musical: o pai, Luiz Chagas, é guitarrista da vanguardista Isca de Polícia, banda que acompanhou Itamar Assumpção. As referências, entretanto, se espalham por Gal Costa, que inclusive a elogiou recentemente, Zezé Motta, o grupo Rumo e as artistas internacionais e multimídias Meredith Monk e Yoko Ono.

Em entrevista ao jornal Primeira Página, Tulipa conta de que forma as vivências desde a infância com a música fizeram com que ela também “desabrochasse” para a carreira artística. “Eu e o Gustavo Ruiz, meu irmão, músico e produtor crescemos ouvindo a mesma vitrola, os mesmos discos e temos um repertório musical muito parecido. Então é fácil fazermos coisas juntos, por conta dessa cumplicidade de interesses. Já meu pai é jornalista e guitarrista. Sou influenciada por esses dois lados dele. Ele é a pessoa que mais mostra novidades pra gente. Os dois sempre entenderam a minha musicalidade e quando resolvi fazer uma banda eles foram os primeiros a curtir a ideia”. 

A carreira musical de Tulipa teve início de fato em 2009, até então, suas principais atividades eram como redatora e ilustradora. Hoje ela ainda se dedica aos desenhos que a traduzem graficamente nos shows e nos encartes dos álbuns.

“Comecei a me interessar por desenhos vendo capas de discos. Achava essa a profissão mais legal do mundo, fazer desenhos para capas de discos. Para mim o desenho e a música são estados parecidos porque uma coisa estimula a outra. Quando canto, penso em desenhos, em partituras corporais, em gestos específicos. E quando desenho também penso em música”, diz Tulipa, sobre sua relação com a música e o desenho.

Sobre suas inspirações, a artista revela que elas podem vir de um momento mágico e subjetivo ou de alguma coisa supercomum.  “Às vezes começo no violão e a partir de uma harmonia penso na melodia ou na letra. Outras vezes escrevo primeiro ou penso em um tema. Nunca o processo vem do mesmo jeito. A única coisa que se repete são as ferramentas ao redor: papel, canetas, violão e um computador com Garage Band”.

Se depender de Tulipa Ruiz, o público são-carlense será contemplado com um grande show cheio de novidades. “É a primeira vez de ‘Tudo Tanto’ em São Carlos e agora eu tenho onze músicas fresquinhas para mostrar para o público.  Nos shows da nova turnê tocamos o repertório do disco novo e algumas músicas do ‘Efêmera’”.

Tulipa completa: “Pela primeira vez levamos para a cidade a equipe de videomakers que trabalha com a gente, chamada Cinema de Mão, Fred Siewerdt e Cecília Lucchesi que é responsável pelas projeções que acontecem no show. Estamos indo com a equipe completa. E nela temos duas pessoas de São Carlos, a minha empresária, Heloisa Aidar, e o meu técnico de som, Vitor Paranhos. Ir para São Carlos sempre é uma festa por conta dessa proximidade também. Estamos todos bem empolgados”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x