23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Sesc São Carlos e Araraquara celebram o Mês do Meio Ambiente

Sesc São Carlos e Araraquara celebram o Mês do Meio Ambiente

19/05/2019 00h02 - Atualizado há 5 anos Publicado por: Redação
Sesc São Carlos e Araraquara celebram o Mês do Meio Ambiente

Projeto promove cerca de 200 atividades sobre o tema, durante todo o mês de junho, nas 40 unidades do Sesc no estado de São Paulo. No Sesc Araraquara acontece visita à Fundação Toque, com o tema “Modo de Viver Sustentável”, para pessoas com deficiência intelectual e múltipla; Sesc São Carlos reúne organizações ambientais locais para debater pautas relacionadas ao meio ambiente.
No mês em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), o Sesc São Paulo será palco de reflexões, trocas de ideias e experiências sobre temas socioambientais, por meio de uma programação especial que integra o projeto “Ideias e Ações para um Novo Tempo”, iniciativa vinculada ao programa de Educação para a Sustentabilidade, mantido pela instituição. O projeto traz cerca de 200 atividades, distribuídas entre as 40 unidades do Sesc no estado de São Paulo, além da 10º Conferência Internacional de Educação Ambiental e Sustentabilidade – O Melhor de ambos os Mundos (Best of Both Worlds), realizada no Sesc Sorocaba entre os dias 12 e 15.
No Sesc Araraquara acontece a atividade “Fundação Toque: Modo de Viver Sustentável”, com visita à Fundação Toque – organização sem fins lucrativos que presta atendimento em várias áreas educacionais, como cultura, esporte, inclusão social e saúde para pessoas com deficiência intelectual e múltipla; O Sesc São Carlos reúne as entidades ambientalistas da cidade para um debate e apresentação em feira para troca de conhecimentos.
O “Ideias e Ações para um Novo Tempo” é um projeto permanente, criado em 2012, com ações realizadas durante todo o ano nas unidades do Sesc no estado de São Paulo. Tem como objetivo identificar iniciativas que conciliam aspectos sociais, econômicos, ambientais e culturais nos seus modos de vida, produção e trabalho, além de compartilhar práticas, saberes e experiências socioambientais voltadas ao cuidado com o ambiente e com as pessoas, associadas ao desenvolvimento do território local. Para isso, durante todo o mês de junho, o projeto intensifica suas ações no intuito de integrar os representantes das diversas iniciativas socioambientais mapeadas, além de promover o diálogo entre o público geral e as iniciativas que transformam a realidade numa perspectiva responsável, justa, ética e sustentável.
Para Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, “As temáticas socioambientais compõem uma importante agenda, especialmente em razão da complexidade dos dilemas da vida contemporânea e de suas consequências para as sociedades atuais e vindouras.” E complementa: “Diante deste desafio, o Sesc atua na perspectiva dos processos de educação para a cidadania, valorizando o debate em torno dos direitos e deveres do cidadão, como forma de encontrar caminhos e respostas diante da complexidade destas questões.”
Além da programação especial em todas as unidades, o Sesc SP apresenta a 10ª Conferência Internacional de Educação Ambiental e Sustentabilidade – o melhor de ambos os Mundos (Best of Both Worlds), entre os dias 12 e 15, no Sesc Sorocaba, com palestras de importantes nomes do ativismo socioambiental, como o indiano Manish Jain, Antônio Nobre, Sonia Guajajara, Célio Turino; mesas de debates; apresentação de pôsteres; oficinas e intervenções culturais. A realização é em parceria com a ESALQ/USP – Laboratório de Educação e Política Ambiental (OCA) e a Universidade Federal de Alfenas.
A programação completa por unidade e detalhes sobre a conferência estão disponíveis em .
SERVIÇO:
SESC ARARAQUARA
RUA CASTRO ALVES, 1.315
TEL.: (16) 3301-7500
Vivência “Fundação Toque: um Modo de Viver Sustentável”
Visita à Fundação Toque, entidade sem fins lucrativos que presta atendimento em várias áreas educacionais – como cultura, esporte, inclusão social e saúde – para pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
Livre.
Grátis.
6/6. Quinta, 13h às 17h30.
Inscrições na Central de Atendimento.
SESC SÃO CARLOS
AV. COMENDADOR ALFREDO MAFFEI, 700
TEL.: (16) 3373-2333
Debate “Os Caminhos da Pauta Ambiental no Brasil Atual”
Representantes de entidades ambientalistas da cidade convidam o professor Marcos Sorrentino para debater a pauta ambiental em nosso país na atualidade.
Com Marcos Sorrentino e entidades ambientalistas de São Carlos.
Livre.
Grátis.
28/6. Sexta, 19h às 21h30.
Não é necessário inscrever-se.
Exposição “Mostra de Entidades Socioambientais de São Carlos”
Apresenta uma parte das entidades que atuam na conservação da natureza e na educação ambiental em São Carlos e cria um espaço para a troca de conhecimentos. Com Associação Veracidade, Associação Veredas, Associação para Proteção Ambiental de São Carlos (APASC), Ecovila Tibá, Fubá, Reenvolta e Escola da Floresta – Sítio São João.
Livre.
Entrada gratuita.
29/6. Sábado, 11h às 18h.
Não é necessário inscrever-se.
Oficina “O Rio da minha Rua”
Atividade para as crianças vivenciarem por meio de jogos e brincadeiras o elemento água e compreender como ela conforma a Terra, bem como sustenta a vida e passeia pela natureza. Com Reenvolta – Cooperativa socioambiental de trabalho.
Livre
Grátis
29/6. Sábado, 11h.
Inscrições no local
Oficina “Ciclo da Vida: Adubo Orgânico e Sementes para Mudas Nativas”
A atividade aborda os ciclos da matéria orgânica, a partir das transformações de resíduos orgânicos, bem como seus benefícios para a adubação e plantio de sementes e mudas. Posteriormente, os participantes deverão manusear um composto de solo, peneirar e acrescentar a semente nativa de sua escolha. Com Escola da Floresta – Sítio São João.
Livre
Grátis
29/6. Sábado, 14h
Inscrições no local
Oficina “Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC): Nutrição, Soberania e Degustação”
A atividade apresenta algumas PANCs, suas histórias, principais exemplos regionais e ao final da demonstração, degustação de 3 pratos (patês, pães e guarnições) preparados com base em PANCs. Os participantes também levam um material com algumas sugestões e receitas. Com Associação Veracidade.
Livre
Grátis
29/6. Sábado, 15h
Inscrições no local
Oficina “Origami: Animais Brasileiros”
A partir de fotos e de uma história fictícia envolvendo animais brasileiros que ocorrem na região de São Carlos, os participantes confeccionam origamis de cada animal que aparece na história. E com a ajuda do mapa do Brasil também será possível localizar os seus habitats dos animais confeccionados. Com Fubá – Educação Ambiental e Criatividade.
Livre
Grátis
29/6. Sábado, 15h30
Inscrições no local
Debate “Roda de Conversa entre as Entidades Socioambientais de São Carlos”
As entidades participantes da mostra convidam o público para uma roda de conversa. O objetivo é elaboras uma proposta de atuação conjunta das entidades e dos interessados nas questões socioambientais de São Carlos.
Livre
Grátis
29/6. Sábado, 16h30
Inscrições no local.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x