26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Sesc São Carlos traz filmes da 43ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Sesc São Carlos traz filmes da 43ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

10/11/2019 12h49 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Sesc São Carlos traz filmes da 43ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo Fotos: Divulgação

Circulação de destaques da Mostra, que apresenta um panorama do cinema contemporâneo mundial poderá ser assistida aos domingo, terças e quintas-feiras de novembro e dezembro nas sessões de cinema do Sesc São Carlos com dez títulos internacionais.
A mostra segue as tendências, temáticas, narrativas e estéticas propostas na 43ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo ocorrida na capital paulista durante o mês de outubro.
Para São Carlos foram escolhidas produções como a Alemã “De quem é o sutiã?”, a israelense
“Sinônimos”, que recebeu Urso de Ouro em Berlim esse ano e o português “Technoboss” que abre hoje a programação escolhida para São Carlos.
Há ainda outras produções como, o francês “O último amor de Casanova”, o chinês “Viver para cantar” e o badalado “Cicatrizes” do novo cinema da Sérvia. Confira os detalhes da programação.
Na abertura da Mostra em São Paulo no mês passado as falas da diretora do evento, Renata de Almeida, do secretário de Cultura de São Paulo, Alê Youssef, do presidente do Sesc-SP, Danilo Santos de Miranda, e da presidente da Spcine, Laís Bodanzky, ecoaram no clima de resistência à censura enfrentada pela cultura no país nos últimos tempos.
“Pareceu muito importante marcar uma espécie de resistência proativa”, disse Youssef. “É uma maneira de apostar na civilização contra a barbárie e de levantar uma bandeira contra a censura, contra esses ‘filtros’ que estamos vendo em todas as áreas”, afirmou.
Os ingressos para a Mostra custam R$12,00, inteira e R$6,00, meia entrada e para quem é credencial plena no Sesc a exibição é gratuita.
Hoje, domingo, 10/11, às 17h30.
“Technoboss”
Portugal, França. 2019. Cor. Dir.: João Nicolau. Dur.: 112 min. Ficção.
Luís Rovisco, sexagenário divorciado, espera em breve interromper as suas funções de diretor comercial da empresa SegurVale – Sistemas Integrados de Controle de Circulação. Espera sentado, a maior parte das vezes ao volante e cantando sobre o que acontece à sua frente. De resposta pronta e sorriso fácil, é senhor de uma bagagem que o permite escapar de forma sempre elegante às armadilhas que a tecnologia, os colegas e um misterioso patrão ausente parecem lhe impor pelo caminho. Nem a morte de Napoleão (um gato) nem uma persistente dor no joelho ou uma disputa familiar o fazem desanimar: não há mal que uma canção não vença. Mas diante de Lucinda, a recepcionista do Hotel Almadrava, a música é outra.
Não recomendado para menores de 12 anos
Terça-feira, 12/11, às 20h.
“De quem é o sutiã?”
Alemanha. 2018. Cor. Dir.: Veti Helmer. Dur.: 90 min. Ficção.
O maquinista Nurlan está fazendo sua última viagem antes de se aposentar. No caminho, o trem esbarra em um varal e derruba um sutiã azul. Temendo dias solitários, Nurlan embarca em uma jornada: encontrar a dona da peça íntima. Assim, ele conhece várias mulheres e pede para que elas experimentem o sutiã – para a fúria de uma porção de maridos.
Domingo, 17/11, às 17h30.
“Sinônimos”
França, Israel, Alemanha. 2019. Cor. Dir.: Nadav Lapid. Dur.: 123 min. Ficção.
Yoav, um jovem israelense, chega em Paris esperando que a França e os franceses o salvem da loucura de seu país. Determinado a extinguir suas origens e se tornar francês, ele abandona a língua hebraica e se esforça de todas as maneiras para encontrar uma nova identidade.
Não recomendado para menores de 16 anos
Quinta-feira, 21/11, às 20h.
“O último amor de Casanova”
França. 2019. Cor. Dir.: Benoît Jacquot. Dur.: 98 min. Ficção.
Londres, século XVIII. Casanova, famoso por seu gosto pelo prazer e pelos jogos, chega à capital inglesa após sair exilado de Paris. Sem conhecer nada na cidade, o libertino encontra várias vezes uma jovem prostituta, Marianne de Charpillon. A moça o atrai a tal ponto que ele começa a ignorar todas as outras mulheres. O lendário sedutor está pronto para fazer qualquer coisa para conquistá-la, mas Charpillon sempre escapa com desculpas. Ela, então, o desafia: “Você só me terá se parar de me desejar!”.
Não recomendado para menores de 16 anos
Domingo, 24/11, às 17h30.
“Viver para cantar”
China, França. 2019. Cor. Dir.: Dir: Johnny Ma. Dur.: 100 min. Ficção.
Zhao Li administra uma pequena trupe de ópera de Sichuan, que vive e se apresenta em um velho teatro nos arredores de Chengdu, na China. Quando recebe a notícia da demolição do lugar, Zhao Li esconde o fato de todos, temendo que isso possa significar o fim da companhia: além da destruição física do espaço, é a vida de sua “família” que está em jogo. Enquanto ela procura um novo teatro para o grupo, a ópera e seus personagens fantásticos lentamente começam a infiltrar-se em sua realidade.
Não recomendado para menores de 16 anos
Terça-feira, 26/11, às 20h.
“Cicatrizes”
Sérvia. 2019. Cor. Dir.: Miroslav Terzic. Dur.: 97 min. Ficção.
No filme, inspirado em fatos e ambientado na Belgrado dos dias atuais, acompanhamos a história de uma mulher que acredita piamente que, há 18 anos, seu filho recém-nascido foi roubado, ao contrário da versão que contaram a ela na época, de que o bebê havia morrido. De forma obsessiva e persistente, ela luta contra a polícia, a burocracia do hospital e até mesmo contra a própria família para descobrir a verdade.
Não recomendado para menores de 16 anos
Domingo, 1/12, às 17h30.
“Papicha”
França, Argélia, Bélgica, Catar. 2019. Cor. Dir.: Mounia Meddour. 106 min. Ficção.
Nedjema é uma jovem estudante de moda que vive na Argélia dos anos 1990, quando o país está tomado pela guerra civil. Nedjema se recusa a deixar que o conflito a impeça de sair com suas amigas e de levar uma vida normal. Porém, quando os radicais ganham força e começam a praticar censura, a menina decide lutar por liberdade e independência ao planejar um desfile de moda.
Não recomendado para menores de 16 anos
Quarta-feira, 4/12, às 20h.
“Os Olhos de Kabul”
França. 2019. Cor. Dir.: Eléa Gobbé-Mévellec, Zabou Breitman. Dur.: 80 min. Animação.
No verão de 1998, Cabul é uma cidade ruínas e ocupada pelos talibãs. Apaixonados, apesar da violência e miséria diárias, Mohsen e Zunaira não desistem de acreditar no futuro. Mas um ato sem sentido de Mohsen perturbará suas vidas para sempre.
Baseado na ficção do escritor Yasmina Khadra
Não recomendado para menores de 14 anos
Quinta-feira, 5/12, às 20h.
“O filme de Bruno Aleixo”
Portugal. 2019. Cor. Dir.: João Moreira. Dur.: 92 min. Ficção.
Personagem cômico e famoso no YouTube, o português Bruno Aleixo ganha seu próprio filme. Na trama, Bruno decide escrever uma autobiografia. Ele se reúne com amigos, para que eles lhe deem ideias para o texto.
Não recomendado para menores de 12 anos
Sexta-feira, 6/12, às 20h.
“Deus é Mulher e Seu Nome é Petunia”
Macedônia, Bélgica, Eslovênia, Croácia, França. 2019. Cor. Dir.: Teona Strugar Mitevska. Dur.: 100 min. Ficção.
Em Stip, uma pequena cidade na Macedônia, todo mês de janeiro o padre local joga uma cruz de madeira no rio e centenas de homens mergulham atrás dela. Sorte e prosperidade são garantidas a quem a recupera. Desta vez, Petrunya mergulha na água e consegue pegar a cruz antes dos outros. Seus concorrentes ficam furiosos: como uma mulher ousa participar desse ritual? A situação sai do controle na comunidade, mas Petrunya se mantém firme. Ela conseguiu sua cruz e não irá desistir.
Não recomendado para menores de 14 anos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x