25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Sesc São Carlos traz o pianista Fábio Caramuru

Sesc São Carlos traz o pianista Fábio Caramuru

11/04/2017 09h23 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Sesc São Carlos traz o pianista Fábio Caramuru

O Sesc de São Carlos realiza uma apresentação com o pianista Fábio Caramuru no projeto “Em Concerto”, dia 13 de abril, quinta-feira às 20h, no Teatro da unidade. 

Neste programa, dividido em três blocos sem intervalo, o pianista Fábio Caramuru tece um panorama representativo da música de Tom Jobim (1927-1994), em arranjos próprios para piano. Cada bloco é apresentado como se fosse uma Suíte, precedida de aberturas, com obras do francês Claude Debussy (1862/1918) e do brasileiro Heitor Villa-lobos (1887-1959), compositores que influenciaram fortemente a linguagem de Jobim.

Fábio Caramuru vem se dedicando à pesquisa e interpretação da obra de Tom Jobim há duas décadas. O compositor carioca foi o tema de seu mestrado na Escola de Comunicações e Artes da USP, bem como do CD duplo Tom Jobim por Fábio Caramuru e de inúmeras apresentações que Caramuru vem realizando como solista e com orquestras, em diversas cidades brasileiras e do exterior.

O programa oferece uma ampla mostra da diversidade de gêneros e estilos da obra do compositor carioca, como Valsa (Valsa romântica, primeira obra de Jobim, com forte influência da música francesa), Bossa nova (Desafinado), Samba-canção (Falando de amor), Canção (Amparo, Lígia, Dindi) Toada (Sabiá, A correnteza), Choro (Flor do mato, Choro, Meu amigo Radamés), Afro-samba (Água de beber), Baião (Quebra-pedra).

Fábio Caramuru aperfeiçoou-se com Magda Tagliaferro (1893/1986), uma das maiores pianistas brasileiras, em Paris, com bolsa do governo francês, na década de 1980. Ganhou diversos prêmios no Brasil, destacando-se o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte, em 1991. Apresenta-se regularmente no Brasil, Estados Unidos e Europa, em recitais solo e com orquestra. É mestre pela ECA-USP.

 

Sobre o pianista 

 

Nos últimos anos, Caramuru tem acumulado em sua agenda uma série de concertos em espaços como Sala São Paulo, Memorial da América Latina, Centro Cultural São Paulo, unidades do SESC, Auditório Ibirapuera, Palácio das Artes (BH); Apresentou-se como solista de orquestras como OSESP, OSUSP, Jazz Sinfônica, Filarmônica de Minas Gerais,  Orquestra Sinfônica de Londrina, além de ter feito apresentações de música brasileira na Universidade de Toronto e no prestigiado Zinc Bar de Nova York.

Recentemente, foi convidado pelo Europalia International Arts Festival e se apresentou como solista da Brussels Phillharmonic Orchestra, em Bruxelas, além de realizar shows de Jazz em importantes casas da Europa, como o Jazz Club Moods, em Zurich. Destacam-se também suas apresentações como solista da Orquestra do Theatro São Pedro, em São Paulo e sua participação no Festival Internacional de Jazz de Havana, Cuba. Na Caixa Cultural, entre 2011 e 2016, foi o responsável pela idealização dos projetos Magda Tagliaferro, 25 anos, Virtuoses do piano brasileiro, Tom Jobim, 20 anos de saudade e Concertos Afro-Brasileiros.

 

Serviço:

Data: 13 de abril, quinta-feira.

Horário: 20h.

Ingressos: GRÁTIS. Retirada de ingressos com 1h de antecedência, limitado a 2 por pessoa.

Local: Unidade São Carlos – Av. Comendador Alfredo Maffei, 700 – Jd. Gibertoni – São Carlos – SP

Mais informações pelo telefone: 3373-2333 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x