26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > SIBI realiza atividades de incentivo a leitura

SIBI realiza atividades de incentivo a leitura

01/06/2016 11h57 - Atualizado há 8 anos Publicado por: Redação
SIBI realiza atividades de incentivo a leitura

A atividade contínua de leitura para crianças muito contribui para a formação de um adulto leitor, nesse sentido com apoio da Secretaria Municipal de Educação, a Bibliotecária do Sistema de Bibliotecas de São Carlos (SIBI), Sonia Pinheiro, realiza até junho, diversas ações de incentivo a leitura.

No mês de abril foram realizadas atividades de Contação de História “Os dez Sacizinhos” de Tatiana Belinky, na Escola Municipal Vera Helena Trinta Pulcinelli, de Ibaté, sobre a qual a Diretora Sandra Ap. Pedro Corneta e a Coordenadora Pedagógica: Osmara Ap. Barbano Claudino agradeceram “Foi maravilhoso, proporcionou momentos agradáveis com a leitura de histórias. Foram atendidas 130 crianças no período da manhã atendendo desde a pré-escola até o 5º ano do fundamental, e 150 crianças no período da tarde, atendendo desde a pré-escola até o 5º ano do fundamental”;

Ainda em abril, também foi realizada atividade de contação de história na Feira do Livro da Escola Educativa, para crianças do Infantil, nos períodos da manhã e tarde.

No dia 9 de maio, a contação de histórias fez parte da Festa da Família da CEMEI Maria Lucia Marrara, que envolveu pais, mães e crianças na atividade. Já no dia 11, Sonia Pinheiro mediou um Sarau Literário na Feira do Livro da UFSCar, que teve presença e participação de estudantes da UATI entre outros participantes; No dia 18 de maio uma Oficina de “Sensibilização para práticas de leitura” para estudantes da Pedagogia da UFSCar, marcou a Semana da Educação. A ação foi realizada em parceria com a Professora da EMEB Dalila Galli e dos estudantes de pedagogia. Na oficina foi preparado um varal com calendário de efemérides relacionadas à leitura, outro varal com imagens retiradas de livros infantis, fotos de pessoas em práticas de leitura e muitas outras sugestões de modo a sensibilizar os presentes para a beleza que é a prática diária da leitura, e mesmo a leitura do mundo antes da leitura da palavra.

No último dia 24, como parte das atividades do Conexão Leitura da Escola do Futuro Angelina Dagnone de Melo, foi apresentada para as turmas de 4ºs anos, nos períodos manhã e tarde, a Contação de História Marilu da autora homenageada Eva Furnari.

Para o mês de junho, como parte das atividades da Conexão Leitura da Biblioteca Pública Municipal Euclides da Cunha, serão realizadas atividades Contações de História para crianças da fase 5 e 6 da CEMEI Carmelita Rocha Ramalho nas sextas-feiras, nos períodos manhã e tarde.

Também estão previstas Contação de História com Rosemar Geiger Porta para crianças da Fase 6 da CEMEI Carmelita Rocha Ramalho no dia  08/06 às 10h e 14h. No dia 22 de junho será realizada a feira de livros Barganha “Universitário”, com troca de Livros Técnicos por Livros de Literatura, na Biblioteca Comunitária da UFSCar – 22/06 – das 9 as 13h e das 14 as 17h.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x