20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Sonora Festival São Carlos abre edital de seleção de compositoras da região

Sonora Festival São Carlos abre edital de seleção de compositoras da região

25/06/2020 07h44 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Sonora Festival São Carlos abre edital de seleção de compositoras da região Foto: Reprodução

Iniciativa internacional que promove a presença da mulher na música está com inscrições abertas para compositoras da região

Estão abertas as inscrições para a 4a edição do Sonora Festival São Carlos! Até o dia 28 de junho, domingo, musicistas e bandas de mulheres podem participar do edital. Visando o empoderamento da mulher no cenário da música e o fomento da cultura na região de São Carlos, esta edição irá selecionar até 04 artistas para apresentação no Sonora Festival São Carlos 2020, que acontecerá nos dias 01, 02 e 03 de julho nas plataformas virtuais do festival.  Seguindo a proposta das edições anteriores, a programação do festival será composta por shows de artistas convidadas e de artistas locais e regionais selecionados via edital de chamamento; oficinas de formação técnica e artística na área da música e conversas com artistas mulheres convidadas sobre temas relacionados à produção e difusão musical. Toda a programação será oferecida gratuitamente. Uma vez que o setor cultural foi um dos mais profundamente impactado pelas medidas de isolamento físico, o festival acredita que a realização de uma programação virtual do Sonora seja uma boa alternativa, de forma a movimentar a economia da arte e cultura e auxiliar suas trabalhadoras, oferecendo à população são-carlense a fruição de uma programação cultural de qualidade, pensada majoritariamente por mulheres, no conforto de suas casas.

A programação oficial do Sonora São Carlos 2020 já está no ar! Acompanhe nossa página no ​facebook.com/sonorasaocarlos e no ​instagram.com/sonorasaocarlos. Canal do YouTube: ​bit.ly/YouTubeSonoraSanca Evento no facebook com a programação completa

Edital – Para se inscrever: 

– O edital de inscrição fica disponível de​ 23 de junho (terça) até às13h do dia28 de junho (domingo) no link ​bit.ly/EditalSonoraSanca2020​. ​Leia atentamente o regulamento completo antes de submeter a inscrição​. – As apresentações devem, obrigatoriamente, respeitar as medidas de isolamento em vigor no momento da realização do festival. – As compositoras e artistas devem residir na região de São Carlos/SP, em um raio de até 150km de distância da cidade e deverão garantir os requisitos tecnológicos mínimos necessários para a realização e exibição de suas apresentações em plataforma virtual. – A inscrição no formulário não garante a participação da artista/grupo no festival – A equipe do Sonora São Carlos fará seleção de até 04 compositoras e as selecionadas serão contatadas no dia 29 de junho por e-mail e/ou telefone. 

Qualquer dúvida, escreva para [email protected] *A prioridade é que as bandas sejam formadas majoritariamente por mulheres. 

Sobre o Sonora

O Sonora – Festival Internacional de Compositoras é uma rede de festivais que surgiu em 2016 no Brasil e hoje celebra o título de maior festival de música feminina do mundo. Em São Carlos, acontece pela quarta edição em 2020, tendo nos anos anteriores movimentado um público de mais de 2000 pessoas com a realização do             festival, de bate-papos, encontros e oficinas.  No ano passado, o festival contou com shows das artistas Martina Marana (Valinhos/SP), Banda Catarina no Sofá (Descalvado/SP), Nara Dom (São Carlos/SP), Fernanda Aimê (São Paulo/SP), Jes Condado (São Carlos/SP), DJ ZaziLove (São Carlos/SP), Souela (Limeira/SP), Fabíola Beni (São Carlos/SP), Inacy (Nova Iguaçu/SP), Josyara (Juazeiro/BA), Luê (Belém/PA), Luísa e os Alquimistas (Natal/RN), além de oficinas e sarau com a presença de outras artistas da cidade e região. 

A rede Sonora surgiu em 2016 por iniciativa da musicista mineira Deh Mussulini, com o uso da hashtag #mulherescriando, com o objetivo de romper o imaginário de que existem poucas mulheres compositoras. A repercussão dessa ação levou a articulação de produtoras locais em diversas cidades do Brasil e do mundo para a realização do festival, buscando dar visibilidade e fortalecer a presença da mulher compositora na cena musical.

Desde sua primeira edição, o Festival Sonora foi realizado nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro, Bauru (SP), São Carlos (SP), São Luis (MA), Vitória (ES), Maringá (PR), Buenos Aires (Argentina), Liboa (Portugal), Dublin (Irlanda), Barcelona (Espanha), entre outras.  O Sonora Festival foi considerado um dos principais festivais brasileiros em 2019. Essa compilação de festivais realizados no país chama a atenção para a importância dos festivais de pequeno e médio porte para a circulação e fomento da música brasileira produzida atualmente. 

Nesse sentido, o Sonora é um festival internacional que se realiza localmente, de maneira independente, com a especificidade de fomentar a produção artística e técnica de mulheres.  O festival procura fomentar o trabalho realizado por mulheres em todas as etapas do festival, desde de a produção da identidade visual, passando por todas as etapas de produção e montagem, até a realização dos bate-papos e oficinas e da mostra de música, com compositoras mulheres em diferentes momentos de carreira, que podem divulgar seu trabalho autoral.  Em 2016 e 2017, o Sonora São Carlos foi produzido pelo Coletivo Casa Bambuca. Desde 2019 produtoras independentes da cidade formaram uma equipe colaborativa de produção. 

Para mais informações: 

[email protected] 

Thalita Facciolo | 11 99183-2121 

Gabriela Loreti | 16 99145-3113

Bruna Xiri | 16 99604-4223

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x