26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Teatro: “São Carlos está muito bem referenciada”, diz Almir Martins

Teatro: “São Carlos está muito bem referenciada”, diz Almir Martins

27/03/2012 13h21 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Teatro: “São Carlos está muito bem referenciada”, diz Almir Martins

Hoje é o Dia Mundial do Teatro, data criada em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI). O Teatro Municipal de São Carlos “Dr. Alderico Vieira Perdigão” foi inaugurado no dia 22 de outubro de 1966, com a peça ‘Morte e Vida Severina’, de João Cabral de Melo Neto. Atualmente, ele é um dos principais bens culturais que a cidade de São Carlos possui.

“O Teatro Municipal, reinaugurado em 2008, busca trazer os melhores espetáculos, com o intuito de estimular a cultura de São Carlos”, afirma Almir Martins, atual diretor.

Ele conta que um dos grandes desafios atuais é profissionalizar o teatro, dar uma estrutura técnica e administrativa com o objetivo de permitir uma rotatividade maior de espetáculos durante o mês todo. “Estamos a caminho disso. Ele reinaugurou em 2008, pois antes não tinha condições técnicas e estruturais nenhuma para receber grandes espetáculos, o que não permitiria fazer essa rotatividade”, explica.

Para o diretor do Teatro, São Carlos é uma cidade em pleno crescimento, reconhecida como centro de produção de conhecimento, universitário e científico. “Se pararmos para pensar, a população que gira em torno desse exercício carece de acesso a bens culturais. A ideia é profissionalizar o uso dele e dar à cidade a oportunidade de ter acesso a bens culturais que dizem respeito às artes cênicas com teatro, dança e música”.  

Após a reforma do prédio, muitos espetáculos vieram para a cidade. Além disso, Almir conta que ouve muitos elogios das companhias que por aqui passam. “São Carlos hoje está muito bem referenciada dentro do interior de São Paulo pelas companhias teatrais. Ouço de todas as produções elogios sobre o nosso público e sobre o nosso teatro. Isso acontece em todas as atividades de artes cênicas, principalmente de música instrumental. É algo impressionante. Temos uma cidade especial e um teatro especial também”, ressalta.
Ele conta ainda que utiliza várias formas para preencher a programação. “Procuramos trazer produções da cidade. A programação começa às quartas-feiras, quando abrimos o Teatro Municipal para atividades de artes cênicas da cidade, como grupos de teatro, dança, circo e música. A partir de quinta-feira começa a programação normal que conta com uma grande variedade de espetáculos de grupos da cidade, da região, do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, enfim, programação variada. Também recebemos um projeto do governo do Estado de São Paulo que traz espetáculos sem custo nenhum para o município e quando não são gratuitos, são a preços populares. São espetáculos de qualidade tanto na área de música como na área de teatro de dança”, comenta.

“Posso dizer, com certeza: o Teatro de São Carlos está vivo!”, finaliza o diretor.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Douglas Gomes - Orquestra Filarmônica de São Carlos
Douglas Gomes - Orquestra Filarmônica de São Carlos
12 anos atrás

O Teatro Municipal de São Carlos é um importante aparelho cultural de São Carlos. Bravo Almir!!!!!!

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x