26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Teresa Cristina: das lives para o mundo

Teresa Cristina: das lives para o mundo

Hoje o perfil de Teresa é seguido por mais de 390 mil pessoas, no instagram, plataforma digital onde ela transmite as lives

01/03/2021 09h31 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Teresa Cristina: das lives para o mundo Fotos: Divulgação

Ela é toda brasileira. O grande nome hoje do samba, verdadeira expressão de nossa cultura e tradição é Teresa Cristina. Há mais de 20 anos no meio artístico e cultural, dona de uma voz maravilhosa e cheia de ginga, já nasceu apaixonada pelo samba, e foi uma das grandes incentivadoras para abrir as casas de samba no Bairro da Lapa-RJ, apresentando-se ao lado do grupo Semente.

A portelense Teresa tem vasto conhecimento da história do samba, bossa nova, baião e toda riqueza cultural do Brasil. Já foi aplaudida por todos os conceituados nomes da música brasileira, entre eles, Caetano Veloso, que chegou a batizar sua turnê “Caetano apresenta Teresa”.

Após o início de suas lives, a voz, a vida e o glamour de Teresa, desabrocharam. Se apresentar ao vivo pelas lives, no instagram, foi uma maneira que encontrou de acalentar os corações de tantos brasileiros, que estavam confinados, assim como ela, por conta das restrições impostas pela pandemia.

Teresa pensou em fazer a primeira live para amenizar sua própria tristeza,  fazendo uma live para sua mãe. Denominou a live “Jovens tardes de domingo”, na certeza de que a fase era de recolhimento, mas que a arte era a única maneira de aquietar seu coração, de sua mãe, seus seguidores.

A primeira aconteceu no dia 16 de março de 2020, no período da tarde. O sucesso foi tanto que logo em seguida já estava se apresentando on-line, diariamente às 22 horas, cantando, encantando e dando um verdadeiro show de beleza e talento, reunindo milhares de pessoas do mundo inteiro. As lives de Teresa Cristina, denominadas: “No quilombo do amor”, explodiram em sucesso, levando o nome da cantora para além do espaço físico, transformando-a num verdadeiro fenômeno de público.

Hoje o perfil de Teresa é seguido por mais de 390 mil pessoas, no instagram, plataforma digital onde ela transmite as lives. Muitos nomes importantes na música popular brasileira marcaram presença e interagiram em suas lives, entre eles o próprio Caetano Veloso, Marisa Monte, Alcione, Simone, Gilberto Gil, Alice Caymmi, Alceu Valença, Maria Gadu, Zélia Duncan, Leo Jaime e outras celebridades de vários setores, como políticos, com participações do ex-presidente Lula que conversou com Teresa sobre arte e política.

A cantora escolhe suas canções aleatoriamente, mas conduz as lives de tal forma que não só envolve seus seguidores e espectadores, com também conquista cada vez mais adeptos, pois canta com a alma brasileira, revivendo momentos, trilhas de novelas, MPB, e aquelas canções que muitas vezes marcaram a vida de seus fãs e amigos.

O sucesso do sarau diário da querida Teresa Cristina foi tanto que a cantora nem podia imaginar. O encontro diário da sambista tem muita música boa, conversa, interação com os internautas, revelando-se como um verdadeiro presente para todos os brasileiros, num momento de recolhimento.

As lives que chegam até três horas de duração são muito espontâneas e cheias de surpresas e debates envolvendo temas importantes como racismo, homofobia e política.  Como ela mesma diz: “Virou uma roda de samba virtual!” Todo esse sucesso rendeu à cantora o Prêmio “Artista do Ano de 2020”, pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

Muita gente se organizou, para participar das apresentações virtuais da sambista, criando páginas e perfis para interagir, organizar conteúdos e assim, de toda parte do mundo, valorizar a Rainha das Lives e do samba. Assim nasceram vários perfis como: canta_ttcris, pretinhateresa, pasteldateresacristina, abigaileeulalia, e o sou_o_lenço_da_teresa_cristina.

Sou o lenço da Teresa Cristina

Itirapinense cria perfil movimentado nas lives da cantora

O itirapinense Nivaldo Antonio Bueno, que participa ativamente de movimentos artísticos e culturais, adora samba, e por isso desfila, todos os anos na Estação Primeira de Mangueira. Ele já conhecia Teresa pela TV e nos conta: “Fui em dois shows de Teresa, um em São Paulo e no Rio de Janeiro, inclusive em 2018 desfilei no Carnaval na Mangueira no mesmo carro alegórico que Teresa estava, com o samba enredo: ‘Com dinheiro ou sem dinheiro eu brinco’, mas devido à grandeza do carro, não foi possível encontrá-la. No início da pandemia eu me angustiei muito, até me afastei do trabalho, por motivos de saúde, ansiedade devido à situação de confinamento e preocupação. Foi quando um amigo me disse: porque você não assiste às lives da Teresa Cristina? Eu até então não me interessava pelas lives que estavam acontecendo pelas redes, até que um dia   comecei a assistir o sarau de   Teresa. A partir daí eu e milhares e milhares de pessoas dividimos as noites de solidão com a sambista”.

Nivaldo nos conta como foi a ideia de criar o perfil que fez tanto sucesso e tanto interagiu com Teresa, nas lives:

“Em algumas lives a Teresa chorava muito porque ela canta com emoção e traz à tona, não só em nós, mas nela própria muitas memórias afetivas. Na noite do dia 2 de junho de 2020, quando o menino Miguel morreu, ao cair do nono andar de um condomínio de luxo, no Centro do Recife, estando sob os cuidados da patroa de sua mãe, que era empregada doméstica, Teresa chorou muito, se emocionou demais, pois em suas lives ela sempre debateu questões sociais. Neste dia Gilberto Gil entrou na live, participando da discussão e se emocionando com Teresa. Nesta noite, após essa live, fui dormir com a imagem dela chorando e pensei: puxa queria ser o lenço da Teresa. Então eu tive a ideia de criar o perfil: sou_o_lenço_da_teresa_cristina, e comecei a entrar nas lives.

A partir daí o perfil criado por Nivaldo foi ganhando espaço e conquistando os seguidores de Teresa que interagiram com ele e ainda interagem em todas as apresentações da Rainha das Lives. O perfil ganhou espaço e foi se juntando a tantos e tantos fãs da sambista.

Nivaldo, através do perfil do ‘lenço’, fez amigos em todo o Brasil e vários outros países, como Portugal, por exemplo.

Embora não conheça a artista pessoalmente, foi com ela que dividiu a maior dor de sua vida, vivida no último mês, ao perder seus pais, em um espaço de 20 dias um do outro, para essa pandemia. Foram dias difíceis e de muita luta.

Através do perfil do ‘lenço’, Teresa mandou várias mensagens de apoio e solidariedade. O itirapinense também recebeu apoio de todos os seguidores que conquistou ao longo de todo esse tempo. Uma história que une pessoas, mesmo que virtualmente, em tanta riqueza cultural, artística e emocional, pois como a própria Teresa diz: “O que está segurando todos nós no colo, nesse momento tão difícil, somos a arte”.

ANIVERSÁRIO – Hoje (28) é aniversário da querida sambista, devendo ser um dia de muita homenagem e música. O itirapinense Nivaldo, que viveu dias de luta e dor, ao perder seus pais, levou o nome de nossa cidade, para essa arte rica de Teresa Cristina. Ele finaliza: “Gostaria de parabenizar Teresa pelo seu aniversário, por seu trabalho, seu talento e toda riqueza que trouxe par anos, com suas lives e seu carinho.  Espero que quando termine a pandemia, nós todos que fizemos parte da história dela e de todos aqueles com os quais criamos vínculos de amizade e ajuda mútua, que finalmente possamos nos encontrar, nos abraçar e dizer que juntos sempre é mais fácil seguir em frente, aconteça o que acontecer”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x