19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > “Território, Edifício, Museu: Trajetórias do Museu Paulista” é inaugurada

“Território, Edifício, Museu: Trajetórias do Museu Paulista” é inaugurada

22/05/2019 00h02 - Atualizado há 5 anos Publicado por: Redação
“Território, Edifício, Museu: Trajetórias do Museu Paulista” é inaugurada

Ontem, 21 de maio, o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU/USP) e o Museu Paulista da USP inauguraram a exposição “Território, Edifício, Museu: Trajetórias do Museu Paulista e seu Edifício-Monumento, no momento”. O Museu vem se preparando para as comemorações do bicentenário da Independência do Brasil, promovendo um completo processo de restauro e modernização de sua sede.
A exposição apresenta a trajetória do Edifício-Monumento em 15 painéis, contando a história do Museu do Ipiranga, e apresentando o projeto para seu restauro e ampliação.
Atualmente fechado para obras de restauro e modernização, o prédio foi inaugurado em 1895 como um marco representativo da Independência. Ainda durante sua construção, o então chamado Monumento do Ypiranga foi destinado a abrigar o Museu do Estado, que em 1893 passou a chamar-se Museu Paulista. No ano de 1963 é integrado à Universidade de São Paulo, tendo como nome oficial Museu Paulista da USP. Ao longo do século XX o local fica conhecido por Museu do Ipiranga, nome registrado no imaginário nacional e em centenas de produções até os dias de hoje.
Apesar de fechado à visitação pública, o Museu do Ipiranga pode ser visitado externamente no Parque Independência, aberto diariamente, das 5h às 20h. O local possui um conjunto urbanístico formado, além do Edifício-Monumento, por jardins, fontes (atualmente desativada), uma ampla área de horto e pelo Monumento à Independência.
Serviço
Mesa de Abertura com Solange Ferraz (diretora do Museu Paulista da USP) e arquiteto Pablo Hereñú (H+F arquitetos)
Período da exposição: 22 de maio a 28 de junho, segunda a sexta, das 9h às 18h
Local: Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, Área 1, Campus de São Carlos
Endereço: Av. Trabalhador Sãocarlense, 400 13566-590 São Carlos SP
Realização: Museu Paulista da USP e CCEx-IAU-USP
Exposição Technopolitics Timeline
O Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU/USP) reapresenta a exposição “Technopolitics Timeline” entre os dias 22 de maio e 28 de junho. A Timeline foi exibida anteriormente em Viena (2015 e 2016), Berlim e Hong Kong (2017) e no XXII Congresso da Sociedade Iberoamericana de Gráfica Digital, em São Carlos (2018).
Seu aspecto visual mais proeminente é uma Linha do Tempo, uma impressão de 20 x 1,5 metros, que traça a Sociedade da Informação a partir do ano 1900 até hoje e contém cerca de 500 entradas de eventos que contribuíram para o surgimento e transformação de nossa era. Essas entradas são organizadas em seis categorias horizontais e 12 tags verticais.
Uma camada contextual adicional é fornecida por três visualizações de rede das entradas da Linha do Tempo identificadas na Wikipédia multilíngue, as quais geram uma visão crowdsourcing sobre seus relacionamentos semânticos.
Serviço
Período da exposição: 22 de maio a 28 de junho, segunda a sexta, das 9h às 18h
Local: Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, Área 1, Campus de São Carlos
Mesa-redonda com os profs. Anja Pratschke, David Sperling e Ruy Sardinha Lopes (IAU-USP) e Moacir Pontes (ICMC-USP)
06 de junho, às 17h, Auditório Paulo de Camargo e Almeida
Endereço: Av. Trabalhador Sãocarlense, 400 13566-590 São Carlos SP
Realização: CCEx-IAU-USP e Technopolitics Working Group

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x