23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > UFSCar promove a IX Semana Acadêmica Cultural Africana

UFSCar promove a IX Semana Acadêmica Cultural Africana

10/05/2013 22h36 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
UFSCar promove a IX Semana Acadêmica Cultural Africana

No interior do estado de São Paulo, São Carlos é uma dos municípios que mais recebe estudantes oriundos da África no quadro do Programa de Estudantes convênio de Graduação (PEC-G). A presença destes estudantes na cidade, resultou no surgimento do evento acadêmico-cultural denominado “Semana da África”. Este evento, anualmente é desenvolvido junto a comunidade são-carlense, com finalidade de apresentar a diversidade étnico-cultural do continente africano, que em alguns casos é vista como algo homogêneo e exótico.

O evento acontece na semana do dia 25 de maio, data em que se comemora mundialmente, o Dia da África. Esta data é considerada no continente africano, um dia histórico e simbólico, pois foi neste dia, em 1963, em Addis Abeba-Etiopia, que se reuniram alguns líderes africanos, entre os quais, Julius Nyerere e Kwame N`Krhumah, para traçar as estratégias sobre o processo de descolonização do continente.

Neste ano de 2013, será realizada a nona edição da semana cultural-acadêmica africana, que terá como tema: “Relações, Superações e Desafios que a África vem enfrentando e Projetos Relacionados ao meio Ambiente”.

As atividades desenvolvidas serão: palestras, mesa redonda, oficina de trança e capoeira, exposição de fotografias, apresentação de grupos culturais, atividades com alunos de Escolas Públicas e torneio esportivo de futebol.

Neste sábado, 11, a primeira etapa do Torneio de Futebol nas quadras da UFSCar a partir das 8h e segunda, 13, será a abertura da exposição de fotografias na Biblioteca Comunitária da UFSCar a partir das 18h. Até o dia 25 acontecerão diversas atividades relacionadas ao tema do projeto.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x