16 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > UFSCar promove o Encontro de Arte, Cultura e Direitos Humanos

UFSCar promove o Encontro de Arte, Cultura e Direitos Humanos

12/08/2013 23h13 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
UFSCar promove o Encontro de Arte, Cultura e Direitos Humanos

Está em andamento o I Encontro de Arte, Cultura e Direitos humanos da UFSCar. A atividade está sendo organizada pelo Departamento de Terapia Ocupacional, e ao longo dos dias 12 e 13, está promovendo uma diversidade de ações sobre os temas. O Destaque é para a apresentação da peça de teatro “Histórias de Corró” como Grupo Preto no Branco e a palestra “História Antiga: experiência da arte e projetos sociais”.

 

O evento foi todo construído com base no Programa Nacional de Direitos Humanos, e pretende auxiliar na divulgação e expansão de suas diretrizes sobre grupos específicos e historicamente estigmatizados. Além disso, estimula o debate em nível regional em torno da temática da arte, da cultura e dos direitos humanos, para a construção de espaços mais fortalecidos de interação entre sociedade civil, o poder público e a universidade.

Para esclarecer a relevância da integração entre academia e sociedade, op objetivo do encontro é articular e promover debates acadêmicos e sociais sobre práticas realizadas em espaços, serviços e outras organizações dedicadas à articulação da arte e da cultura como ferramentas na emancipação de determinados grupos e coletivos que sofrem pela desigualdade social do país.

Para extrapolar estes limites também se pretende expandir a discussão para a comunidade interna e externa à universidade, fomentando experiências de sucesso na região e fundamentando as práticas que dão suporte a estas questões.

O encontro integra as atividades do Programa “Direitos humanos para a diversidade: construindo espaços de arte, cultura e educação” do Edital PROEXT 2013 SESU/ MEC, assim como, o Projeto “Curadoria da Exposição Mais um Corre – da produção ético-estético-artística dos artistas da rua” do Edital Artístico Cultural 2013 da ProEx UFSCar, coordenados pela Profa. Dra. Carla Regina Silva do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos.

 

O evento é uma realização do Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão – ProEx e Coordenadoria de Apoio a Eventos – CAEv, da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar através do Programa de Extensão Universitária da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x