26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > UFSCar sedia exposição “Crianças Brasileiras”

UFSCar sedia exposição “Crianças Brasileiras”

29/03/2012 09h20 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
UFSCar sedia exposição “Crianças Brasileiras”

Acontece na Biblioteca Comunitária da Universidade Federal de São Carlos a exposição “Crianças Brasileiras”, produzida pelo fotógrafo Charli Tortoza. A exposição fica até o dia 13 de abril, no saguão da biblioteca, na área norte do campus São Carlos da UFSCar. A visitação é gratuita e a atividade tem o apoio do Departamento de Ação Cultural da Biblioteca e da Quality fotografia.

Durante dois anos, Charli Tortoza que é fotografo há 22 anos, fotografou em preto e branco 48 crianças da Casa da Infância Estrela da Manhã, localizada no bairro Antenor Garcia, em São Carlos, com o objetivo de mostrar a realidade e a beleza delas. O bairro é conhecido como um local de grande vulnerabilidade social, onde muitos habitantes da cidade vivem em condições de pobreza, falta de opções de lazer e em condições ambientais inapropriadas.

Charli conta como foi o processo de criação das fotos até chegar à exposição. “Tudo começou quando fui convidado para dar aulas de xadrez para as crianças da instituição, e foi a partir da convivência com elas que tive a ideia de fotografá-las e retratar suas expressões e beleza através das lentes. Com as fotos percebi que esse seria um bom motivo para montar uma exposição, já que cada criança possui uma expressão diferente e rostos com traços variados, o que é muito comum no nosso país. Apesar da realidade em que vivem, essas crianças expressam muita dignidade através de seus olhares, alegria de viver e esperança em um futuro melhor. As fotos foram sendo tiradas espontaneamente, sem produções. Quis tirar fotos descontraídas, em formato de retrato, mostrando cada criança individualmente com naturalidade”.

“A exposição também faz parte de um conjunto de trabalhos que realizamos na instituição com as crianças, onde elas participaram de todo processo de tirar as fotos até a visitação da exposição, assim elas aprenderam o que é uma exposição e como funciona, além de terem visto elas mesmas nas fotos”, ressalta o fotógrafo.

De acordo com Charli Tortoza, o principal objetivo da exposição é valorizar a fotografia como forma de arte e cultura e também mostrar para as pessoas que essas crianças não devem ser esquecidas, que elas são parte da sociedade. “A exposição não apenas mostra meu trabalho, como possui um cunho social, a ideia é mostrar quem são as nossas crianças brasileiras. Outra ideia é retratar a beleza física da infância, da inocência, enfim, a essência de cada uma, independente da classe social”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x