24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Um pouco da Biblioteca Comendador Nello Morganti

Um pouco da Biblioteca Comendador Nello Morganti

21/06/2013 21h00 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Um pouco da Biblioteca Comendador Nello Morganti

A Biblioteca Pública Municipal de Ibaté foi criada pela Lei Municipal número 341, de 22 de Março de 1967; mas somente em 18 de Junho de 1974, através da Lei número 385, passou a ser denominada Biblioteca Pública Municipal Comendador Nello Morganti e foi inaugurada em 23 de junho de 1974.

 

A Biblioteca Pública Municipal Comendador Nello Morganti, está ligada diretamente ao Departamento Municipal de Educação e Cultura, da Prefeitura Municipal, atende seus usuários de 2ª. a 6ª. feira, das 8:00 às 18:00 horas.

Como toda Biblioteca Pública, ela pode ser frequentada livremente por sócios com carteirinhas ou não-sócios, que a utilizam tanto para leituras em geral, como para pesquisas.

A maior preocupação, entretanto, se concentra na criança, porque quanto mais cedo ela se aproximar do livro, gostar de ler, melhor será seu desempenho escolar e melhorará seu convívio com outras pessoas.

Através de convênios e parcerias se torna possível a realização de palestras, exposições, cursos e ainda receber doações de livros e desenvolver outros projetos.

Os projetos têm por objetivo fomentar uma cultura de valorização da leitura e visa levar crianças e jovens das escolas estaduais e municipais e também idosos a frequentar a biblioteca.

A Biblioteca Pública Municipal Comendador Nello Morganti, faz parte ainda, do Programa de Inclusão Digital Acessa São Paulo, cuja inauguração oficial ocorreu no dia 10 de Novembro de 2006. Através desse serviço, os usuários aprendem a utilizar os computadores, fazem trabalhos escolares, elaboram currículos, realizam pesquisas ou simplesmente comunicam-se com outras pessoas.

No ano de 2009 recebeu dois mil, cento e oitenta e dois (2182) itens de material bibliográfico, entre: livros, revistas, CDs, fotos, dicionários e enciclopédias, da Fundação Biblioteca Nacional, através do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, contemplada através do Projeto de Revitalização e Modernização das Bibliotecas. Esse acervo faz parte do Programa Livro Aberto, do Ministério da Cultura.

No ano de 2011, foi adquirido o software SOPHIA para informatização do acervo e dos serviços prestados pela biblioteca. Em 17 de maio de 2012, a equipe de funcionários da Biblioteca, iniciou a digitação do acervo e até 31 de dezembro, foram digitados 9393 (nove mil trezentos e noventa e três) livros.

Em 2012, a Biblioteca Pública Municipal Comendador Nello Morganti, de Ibaté, foi contemplada no projeto Portal do Livro da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), com o valor de R$ 8.686,95, correspondente a 900 títulos, entre literatura, literatura infantojuvenil e assuntos gerais. Deste total a Biblioteca já recebeu 452 títulos, que em breve estarão à disposição dos leitores.

A equipe da Biblioteca Pública Municipal Comendador Nello Morganti e do Programa de Inclusão Digital, recebe total apoio da Prefeitura Municipal de Ibaté para participar de cursos, de capacitações e workshops.

 

Eventos Culturais realizados pela Biblioteca:

 

JANEIRO: No dia 06 de Janeiro a equipe da Biblioteca promove o encerramento das festividades do Natal em Ibaté. O encerramento da festa é realizado no dia de Santos Reis, pela Companhia de Folias de Reis de Ibaté, que realiza a Folia de Reis, de origem baiana, e conta com a presença dos foliões, e seus familiares, com a participação da população.   

Esse evento é realizado na Igreja Centenária mostrando a importância do Dia de Santos Reis, como surgiu e o seu significado para o presépio e a todos os presentes e sai em cortejo em direção ao presépio de tamanho natural montado na Praça Central, onde também há as manifestações culturais da Folia de Reis.

 

MARÇO: No dia 08 de Março é realizada a Exposição Mulher Vencedora. A equipe da biblioteca organiza e promove a “Exposição Mulher Vencedora”. Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e a Prefeitura Municipal de Ibaté, através da Biblioteca Municipal, presta justa homenagem às mulheres ibateenses, que com seus exemplos de ética, garra e dedicação ao trabalho edificante, tornaram-se “Mulheres Vencedoras”!

Durante o ano as crianças das escolas estaduais, municipais, particulares e outras entidades visitam a biblioteca e participam da Roda de Leitura. O objetivo desta atividade é estimular o contato dos alunos com o livro, a leitura e a escrita.

Ao chegar à biblioteca as crianças encontram um ambiente todo preparado com diversos livros, e assim livremente elas vão descobrindo os livros que realmente querem e se não encontram o que procuram, solicitam.  Além dos livros de literatura infantojuvenil, solicitam livros sobre ciências (estes envolvendo os temas sobre: animais, planetas, satélites entre outros).

As visitas são agendadas previamente.

 

JUNHO: Em Junho a equipe da biblioteca, realiza Exposição comemorativa ao aniversário da cidade de Ibaté e em comemoração ao aniversário da Biblioteca, com painéis estes que retratam a história da cidade.

A Exposição é aberta para a visitação pública e conta com grande participação de toda comunidade.

 

NOVEMBRO e DEZEMBRO: Os meses Novembro, Dezembro e Janeiro a equipe da Biblioteca promove as Mostras: de Mini Presépios e de Arranjos de Natal, que contam com a participação de Escolas, entidades e público em geral.

Junto com as Mostras, também é montado o Presépio Artesanal sob a direçãode Angelim Peruci, por ele e sua equipe de voluntários.

Atualmente é montado na Igreja Centenária, fazendo parte das festividades de final de ano do município, Natal em Ibaté.

 

Atualmente o acervo da Biblioteca Pública Municipal Comendador Nello Morganti, é de 17.268 livros, além de revistas, jornais, CDS, folhetos, entre outros. Ela está funcionando em um prédio alugado, localizada na Avenida São João, n° 1188, Centro, Ibaté. Tem como bibliotecária responsável, a Ana Maria Guaratini Ibelli, a Teca, e sua equipe que é formada pelas funcionárias: Elza Aparecida Pontelli de Ornellas, Leonice Lopes Varanda, Lucia Donatoni Buzo, Maria Lúcia de Arruda Camargo Milhiorini e as estagiárias: Débora Alves de Queiróz e Viviane de Paula Ferreira, que estão sempre promovendo atividades que levam a um maior entrosamento entre a biblioteca e a comunidade.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x