26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Uniarte realiza feiras de artesanato e ações sociais

Uniarte realiza feiras de artesanato e ações sociais

15/12/2012 19h57 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Uniarte realiza feiras de artesanato e ações sociais

A Unidos pela Arte-Associação Cultural dos Artesãos de São Carlos, a Uniarte encerra o ano de 2012 com um balanço positivo, tendo realizado diversas ações sociais além das tradicionais feiras de artesanato que aconteceram no espaço da Estação Cultura e Praça do Mercado Municipal. 

A associação dos artesãos nasceu da união de artesãos e artistas em geral com o projeto de estimular e criar espaços de exposição e comercialização de arte e artesanato, a partir de uma nova forma de organização do trabalho, sob os princípios da Economia Solidaria, com perspectiva de geração de trabalho e renda, de inclusão social, promoção do desenvolvimento justo e solidário e o fomento à cidadania. Está legalmente constituída desde 2009. Faz parte do Conselho Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Economia Solidaria.

Em 2012 a Uniarte teve participação efetiva no conjunto de ações dentro da Economia Solidária, participou da Programação do Mês da Mulher, do Conselho Municipal da Mulher, Seminário de Articulação das Incubadoras Tecnológicas de Cooperativa Populares, Feira de Trocas Solidária com moeda social, Conexão Solidária, reuniões preparatórias para o Fórum de Economia Solidaria, Posse 4ºGestão do Conselho Municipal de Cultura, Balcão da Cidadania, Festa do Clima, Parada das Flores, Festa do milho de Água Vermelha, Reuniões de Planejamento da 6º Edição do Festival Contato, Fórum Municipal e Estadual de Economia Solidaria, 65º Corphus Christi da cidade de Matão, Encontro Ferromodelismo, Feiras da cidade de Brotas, Arraial do Santa Felícia e Cine Consumo Sol Durante.

“Além dessas ações durante 2012 oferecemos ainda diversas oficinas dirigidas aos nossos associados e a comunidade de um modo em geral. Estivemos presente como visitantes em diversas feiras para conhecer quem já faz este trabalho e com muita experiência. Visitamos a Mega Artesanal, maior feira da América Latina, Campinas, Piracicaba e no inicio do próximo ano estaremos visitando Embu das Artes.  Todas estas ações tem o resultado de envolver nossos associados a conhecer novos produtos, novas técnicas, novas formas de envolvimento com a comunidade”, conta a presidente da associação dos artesãos, Digenir Fugazza.

Digenir ressalta. “O nosso objetivo não é só vender nossos produtos, mais ser parceiros e poder fazer novas parcerias. Por problemas diversos não pudemos fazer nossas feiras em julho, agosto,setembro e outubro. A partir do mês de novembro conseguimos autorização para efetuar quatro feiras na Praça do Mercado Municipal”.

Outra ação importante da Uniarte foi a criação de uma campanha para doação de cabelos para a confecção de perucas de cabelo natural em prol das pessoas em tratamento de câncer. As doações aconteceram durante as feiras de novembro e dezembro. 

“Agora estamos buscando costureiras que possam doar um pouco do seu tempo para a confecção das perucas. Esperamos que o próximo governo possa nos ver e definir qual o seu papel para que possamos continuar a realização do nosso trabalho em conjunto com o restante da sociedade sem que isso se torne um problema para os outros. Queremos ocupar nosso espaço junto à sociedade”, afirma Digenir Fugazza.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x