25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Uniarte realiza oficina de cosméticos artesanais

Uniarte realiza oficina de cosméticos artesanais

01/06/2012 10h35 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Uniarte realiza oficina de cosméticos artesanais

Foi realizada nesta última quinta-feira (30), uma oficina de cosméticos artesanais no Centro Público de Economia Solidária “Herbert de Souza – Betinho”, que ensinou aos participantes a produzirem sabonetes artesanais. A oficina foi realizada com o apoio da Limne Cosméticos e com a Associação de Artesanato Uniarte, e foi ministrada pela artesã Digenir Fugazza, que também é a presidente da associação.

A oficina contou com a presença de cerca de 10 participantes e a artesã Digenir conta que o resultado foi bastante satisfatório. “Foi muito positivo, inclusive depois desta última oficina já estamos com planos de abrir outras, as pessoas gostaram muito. Ensinamos as técnicas de preparo de sabonetes artesanais no nível básico, que ensinou o derretimento da glicerina, o uso de formas até o resultado final. Todo material foi distribuído aos alunos gratuitamente. Foi feito também um esclarecimento aos participantes quanto às exigências feitas pela Vigilância Sanitária”.

A Uniarte surgiu com a vontade de união dos artesãos em se dedicarem ainda mais ao mundo artesanal, oferecendo novos cursos de pintura, biscuit, tapeçaria, crochê, tricô, velas artesanais, arte em bambu e madeira, bio jóias entre outros tipos de artesanato. Agora a associação dará continuidade aos projetos que darão a possibilidade das pessoas aprenderem novas artes e técnicas. “O nosso projeto é oferecer diversas oficinas e, para isso, precisamos de parceiros que nos ajudem com os materiais, já que todas são gratuitas. A ideia é oferecer oficinas quinzenais. Estamos também confeccionando quadrados de lã para confecção de mantas para doações da Campanha do Agasalho”, diz Digenir.

Para ela o artesanato é um meio de expressar a criatividade e a sensibilidade para o mundo. “Os trabalhos manuais dão um equilíbrio maior para o dia-a-dia de cada pessoa. Além de dar às pessoas a possibilidade de aprenderem novas artes e assim abrir o ‘leque’ de opções”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
ycoraci
ycoraci
11 anos atrás

Queria tirar uma duvida..me falaram q e crime fabricar qualquer produto pra vender sem a autorizacao da anvisa..e verdade?..aqui em manaus estao sendo presas qualquer um que venda ou fabrique esses cosmeticos artezanais…

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x