23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Urze apresenta hoje o espetáculo “Ao Pó”

Urze apresenta hoje o espetáculo “Ao Pó”

24/04/2012 09h18 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Urze apresenta hoje o espetáculo “Ao Pó”

Hoje no Sesc São Carlos acontece a apresentação do espetáculo da Companhia de Dança Urze, “Ao Pó”, construído através de um processo criativo colaborativo unindo Universidade e Comunidade, por meio do projeto de extensão cultural, ProEst-Cultura/SP, do Ministério da Cultura. O espetáculo foi coordenado pela professora Cristiane Miryam Drumond de Brito e será a partir das 20h, no teatro do Sesc. Os ingressos deverão ser retirados com uma hora de antecedência no próprio Sesc e é gratuito.

O espetáculo “Ao Pó” foi desenvolvido juntamente com algumas professoras e alunos do Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar, dentro de algumas unidades de Saúde da Família. Através de oficinas de teatro espontâneo e dança, juntamente com depoimentos dos participantes, foi coletado material com suas visões sobre o envelhecimento e a morte. Posteriormente, essas impressões foram transpostas para o corpo dos bailarinos em dança.

O diretor e coreógrafo da Urze, Francisco Silva, diz que o público poderá esperar por uma apresentação subjetiva, com uma movimentação forte e cheia de significados. “Provavelmente esse espetáculo mexerá com as lembranças e relações humanas. O que é recorrente nas apresentações da Urze. Esperamos que todas as pessoas que vierem prestigiar o espetáculo, saiam do teatro com algo proveitoso, quer seja um ponto de vista diferente, uma nova poética, uma reflexão sobre o tema ou até mesmo uma apreciação da linguagem de movimentos”.

A Urze Companhia de Dança Contemporânea existe há seis anos e é composta essencialmente por ex-alunos da UFSCar, participantes do Projeto de Extensão da universidade, que existe até hoje com o nome Grupo de Dança Contemporânea – GdcUFSCar. Parte dos integrantes possui formação acadêmica em diversas áreas. A temática dos trabalhos desenvolvidos pela Urze está centrada nas relações humanas, no “posicionar-se” no mundo, nas impressões e sensações que a vida traz a tona e em como isso pode ser traduzido em movimento.

“Para o trabalho da companhia, a UFSCar foi fundamental, no processo de amadurecimento que culminou na fundação da companhia, tanto pelo espaço de convivência que proporcionou quanto por algumas facilidades oferecidas, como o uso do teatro Florestan Fernandes para apresentações semestrais. Os ensaios da Urze são aos finais de semana e feriados nas dependências da UFSCar, enquanto que os do Grupo de Dança Contemporânea acontecem as segundas, quartas e sextas”, ressalta o diretor Francisco Silva.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x