21 de Setembro de 2021

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Urze Cia de Dança estreia novo espetáculo Intermezzo

Urze Cia de Dança estreia novo espetáculo Intermezzo

28/11/2014 10h07 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Urze Cia de Dança estreia novo espetáculo Intermezzo

Com a temática do tempo e as memórias, a companhia de dança Urze estreia nova coreografia que tem como trilha sonora “As Quatro Estações” de Vivaldi. A história trata do tempo de vida do grupo e tem um caráter solidário de arrecadar alimentos que serão entregues ao asilo Cantinho Fraterno Dona Maria Jacinta, em São Carlos. A apresentação acontecerá nos dias 28 e 29 de novembro, a partir das 20 horas, no Teatro Florestan Fernandes, área norte do campus São Carlos da UFSCar.

A Urze Cia de Dança tem um repertório de coreografias próprias e esta é a segunda que estreará este ano. Francisco Silva, diretor da Cia, conta que: “Já são quase 12 anos de história e eu queria muito montar um espetáculo com “As Quatro Estações” de Vivaldi e a partir de um trabalho que tenho desenvolvido com a terceira idade, surgiu a ideia de criar uma coreografia que conte um pouco da história da companhia”. Silva ressalta que, inclusive, esses bailarinos também farão parte da apresentação.

Atualmente, a Cia ocupa um novo espaço localizado mais ao centro da cidade, mas continua com ensaios e atividades na sala disponível dentro da Universidade Federal de São Carlos. Sobre este espaço, Francisco conta que poderá dar vazão a demandas que não estão relacionadas à UFSCar: “Lá na federal mantemos nossas atividades e aqui, por se tratar de um espaço privado, que não é financiado por uma instituição pública, podemos convidar outros artistas para promoverem sua arte”. 

O ano de 2014 foi intenso para a Companhia Urze que estreou, em outubro, no Teatro Municipal, a obra “A Dor dos Outros”. Esta coreografia foi montada com base nas infinitas formas de violência que conhecemos como a morte, os acidentes, a violência doméstica, entre outras. O cenário foi construído com essas características também, foram utilizadas peças de roupa de pessoas que sofreram algum tipo de violência. Segundo Francisco: “Essa coreografia incomodou muita gente, então decidi criar essa colagem que é o Intermezzo”.

A Urze Cia de Dança, coordenada pela professora Yara Couto, surgiu como um projeto de extensão de dança contemporânea visando levar a dança para o interior, e hoje também faz parte das ações realizadas pela Pró-Reitora de Extensão, Cláudia Simões.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x
()
x