27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Viu o show? Agora leia o livro

Viu o show? Agora leia o livro

05/04/2012 09h40 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Viu o show? Agora leia o livro

Não há dúvida que o lançamento do disco The Wall da banda Pink Floyd revolucionou o rock progressivo. Roger Waters recentemente fez o último show da sua turnê pelo Brasil, onde o músico retoma as músicas do famoso álbum de sua antiga banda. O livro ‘Nos Bastidores do Pink Floyd’ conta a história da banda, mostra em fotos e relatos como esse álbum se confunde com a biografia de Roger Waters e é leitura indispensável para todos os fãs que foram aos shows do músico.

Com sua narrativa revolucionária, o show foi além de uma experiência musical, atingindo vários níveis de percepção no expectador. A intenção do músico sempre foi explorar diferentes mídias, misturando som e imagem em seus inúmeros trabalhos. No livro é possível conhecer o processo de produção da banda durante a realização do The Wall, incluindo inúmeros atritos entre seus integrantes. Um momento curioso é o relato sobre Waters, em 1979, forçar a saída de Richard Wright, tecladista e fundador da banda, sob a alegação de que não estava contribuindo o bastante para a gravação do álbum The Wall.

‘Nos Bastidores do Pink Floyd’ também conta sobre shows memoráveis da banda e do Roger Waters. Em julho de 1990, por exemplo, Waters fez uma performance do The Wall, em Berlim, nas ruínas do muro que dividia a cidade. Segundo o livro, Rogers tinha prometido, dois anos antes desse show histórico, nunca mais retomar a produção do The Wall, mas citou que “poderia fazer a céu aberto se um dia eles tirarem o muro de Berlim”. O interessante é que Rogers, na época, pensava ser improvável que o muro caísse.

O livro também relata sobre como a morte do pai de Waters durante a segunda guerra mundial influenciou a produção artística do músico, principalmente na produção do The Wall. Em um trecho extraído do livro, o autor relata sobre como os membros da banda sentaram para apreciar um “roteiro” que Waters fez para a produção do The Wall:

“A primeira parte foi inspirada na própria vida de Waters, começando com a morte de seu pai na Segunda Guerra Mundial (efetivamente, o primeiro “tijolo no muro”), antes de passar para outros “tijolos” de seus relacionamentos, com uma mãe superprotetora e professores que praticavam bullying”.

Em muitos aspectos, a história do Pink Floyd é tão interessante quanto à obra da banda, e o livro ‘Nos Bastidores do Pink Floyd’ se aprofunda na vida de seus integrantes, suas relações, tragédias e triunfos, sendo o The Wall uma de seus maiores realizações. O livro não é só um acompanhamento para entender melhor essa obra, mas leitura obrigatória para todos os amentes dessa banda.

SOBRE O AUTOR – Mark Blake é escritor, jornalista e crítico musical apaixonado pelo rock. Foi editor da revista Q, publicação de música mais vendida do Reino Unido, e atualmente é o editor-chefe das edições especiais das revistas Q e Mojo. Especialista, escreve sobre bandas de rock para as mais importantes revistas de música,e já entrevistou personalidades como Roger Waters, Paul McCartney, Kurt Cobain, Bono, Ozzy Osbourne e Robert Plant. O primeiro show que assistiu foi do Pink Floyd, em Londres, em 1980.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x