24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Ziraldo apresenta obras em novo formato

Ziraldo apresenta obras em novo formato

07/03/2012 13h03 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Ziraldo apresenta obras em novo formato

Com a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, foi aberta ontem (6), no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, em Brasília, a exposição “Zeróis: Ziraldo na Tela Grande”, que traz ao público 44 telas em grandes formatos de autoria do chargista, cartunista e escritor Ziraldo, conhecido do grande público como criador de um dos personagens mais consagrados de nossa literatura infanto-juvenil, o Menino-Maluquinho.

A mostra conta com apoio do Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet e é resultado de mais de três anos de trabalho do artista, que transpôs para novo suporte e formato sua famosa série de super-heróis. Segundo o artista, apesar de tratar dos mesmos personagens, grande parte dos quadros foi criada para a pintura, ou seja, não estão meramente reproduzindo os quadrinhos e dialogam com obras de artistas como Picasso, Velázquez, Goya, Dali, Grant Wood, Hopper, Mathieu, Lichtenstein e Warhol, entre outros.

“A coleção de quadros que aqui apresento resulta de mais de cinco décadas de busca. A história em quadrinhos foi o berço onde a pretensão deste trabalho nasceu, e onde mergulhei de cabeça há cinco anos. E aqui está a pintura que me dá a alegria de dizer: – Meu Deus, era isto que eu queria fazer…!”, diz Ziraldo, cuja passagem pela pintura é um namoro antigo.

Para Maria Gessy de Sales, que escreveu o texto de abertura da exposição, “o ridículo existente por trás do mito do poder, da força, da invencibilidade do super-herói, evidenciado através da bem-humorada síntese visual de Ziraldo, permanece como uma leitura possível do momento presente”. Pra ela, o “desmascaramento dos super-heróis transforma-os em personagens frágeis, risíveis, falíveis”

 

PROGRAMA EDUCATIVO – A exposição contará com uma equipe de profissionais especializadosem Artes Visuais, Letras, Filosofia e História, entre outras áreas do saber, a fim de atender o público escolar – em nível fundamental, médio e universitário – e com o público em geral, a partir de percursos previamente elaborados. O objetivo é explorar, de forma pedagógica, as possibilidades da exposição de acordo com a necessidade de cada visitante.

“Zeróis: Ziraldo na Tela Grande” ficará em cartaz até o dia 29 de abril e faz parte da programação oficial da Secretaria de Cultura do GDF, em comemoração aos 52 anos da capital federal.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x