Dagoberto Rosa

Conheça os serviços oferecidos pelo NAF da UNICEP


O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) é um projeto desenvolvido pela Receita Federal em parceria com Instituições de Ensino Superior, cujo objetivo é oferecer serviços de assessoria contábil e fiscal, gratuitos, para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo, não substituindo, porém, um escritório de contabilidade.
Em São Carlos, o NAF, em parceria com a UNICEP, está em funcionamento desde o início de 2019 e entre os seus principais serviços são: assessoria nas questões relativas ao Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), ao Microempreendedor Individual (MEI), ao imposto sobre a propriedade territorial rural (ITR), ao Simples Nacional, e demais tributos federais e suas declarações obrigatórias.
De acordo com o docente responsável pelo NAF, Rui Denari, o Núcleo tem importância social e também para os estudantes do curso de Ciências Contábeis da UNICEP que, com orientação, realizam seus estágios através dos atendimentos prestados. “Para a sociedade sua importância reside na gratuidade e qualidade da assessoria prestada. Além disso, a Receita Federal com esse projeto, busca aproximar-se da comunidade com cursos e treinamentos de educação fiscal. Para os alunos, a principal característica é a relativa ao complemento da grade curricular na instituição, em face dos treinamentos a que estão sujeitos durante esse estágio”, explicou.
O atendimento prestado pelo NAF é destinado às pessoas físicas e jurídicas localizadas em São Carlos e cidades próximas, onde não exista esse Núcleo. “Durante os meses de janeiro e fevereiro os plantões ocorrem às terças e quinta- feiras, das 9 horas ao meio dia e das 13 horas às 16 horas, não havendo necessidade de agendamento prévio”, disse o docente reforçando que a partir de março serão definidos novos dias da semana, em face dos plantões do IRPF, e as datas poderão ser alteradas pela Receita.
O NAF está localizado na Rua Bento Carlos, 1028, 1º andar – sala 1, no Centreville, anexo ao CEJUSC.

comments icon0 comentários
bookmark icon

Write a comment...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *