26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Dagoberto Rosa

Jornal Primeira Página > Notícias > Dagoberto Rosa > Mulheres e comercial empreendedorismo

Mulheres e comercial empreendedorismo

17/03/2019 00h06 - Atualizado há 5 anos Publicado por: Redação
Mulheres e comercial empreendedorismo

No Mês da Mulher, damos destaque para mulheres que fazem a diferença em nossa sociedade, uma destas mulheres é Mara Leme Martins, Sócia e Vice Presidente do BNI Brasil, organização presente em 79 países e que conta com 250 mil empresários de diferentes portes e segmentos e que no ano de 2018 gerou US$ 15 bilhões de dólares em negócios.
O BNI é a maior e mais bem sucedida organização de business e networking do mundo e começou suas atividades em São Carlos e região há um ano.
Os números dessa regional são tão surpreendentes que obteve recorde internacional, ficando em primeiro lugar entre os grupos de regionais nas Américas, leia-se Estados Unidos, Canadá, América Central e América Latina atingindo o montante em apenas um ano de aproximadamente 20 milhões em negócios fechados entre seus membros.
A regional de São Carlos, BNI Central, tem como diretora regional Alessandra Paulillo, responsável pelo êxito da região.
As mulheres já são maioria quando se trata de empreendedorismo no Brasil, segundo dados da pesquisa global Entrepreneuship Monitor (GEM), realizada pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade, o IBOP.
É sabido que uma das coisas mais importantes e ao mesmo tempo mais difíceis para quem está iniciando um empreendimento é fazer contatos, conhecer profissionais adequados para seu negócio, e isto é mais um desafio para as mulheres, já que os grupos de profissionais ainda são espaços predominantemente masculinos, o que causa certa intimidação.
As dificuldades não param por aí, já que muitas empreendedoras são também mães e têm jornada dupla de trabalho. A falta de tempo para eventos em geral soma-se à falta de abertura para participação feminina nestes ambientes e o resultado é negativo para todo o ecossistema empreendedor.
Dentro deste cenário, muitos grupos de networking exclusivos para mulheres têm surgido nos últimos anos no Brasil, o que é positivo. No entanto, esta separação traz também perdas, já que quanto mais íntegro e diverso é um ambiente, maiores são suas possibilidades de expansão.
Prova disto é o BNI, Business Networking Internacional, criado há 34 anos com presença em 79 países.
No Brasil, desde 2009, o BNI reúne quase 6 mil empresários em 10 estados brasileiros. Embora os homens representem a maioria neste ambiente, que somente nos últimos 12 meses gerou mais de 500 milhões de reais em negócios fechados no Brasil, o número de mulheres vem crescendo substancialmente, o que está diretamente ligado ao sucesso.
Isto porque as mulheres, seja por questões naturais ou mesmo culturais, costumam colocar a serviço do sistema características muito importantes para o desenvolvimento do negócio. Vale ressaltar a sua maior habilidade em estabelecer conexões, se comunicar e criar vínculos bem como para acolher conflitos e colaborar.
“Um ambiente de negócios onde há espaço para que o feminino se manifeste de maneira mais livre, como o proporcionado pelo BNI, é radicalmente transformado e gera mudanças positivas em todos os seus integrantes tornando-os mais potentes e prósperos em todos os sentidos”, afirma Mara Leme Martins, Ph.D.
“O BNI é uma escola onde aprendemos algo único que muda nossa forma de nos relacionar e fazer negócios” afirma Alessandra Paulillo, diretora do BNI Central.
O BNI NO MUNDO
É a maior e mais bem sucedida organização de Business e Networking do mundo.
Fundado nos Estados Unidos por Ivan Misner, Ph.D. há 34 anos está presente em 79 países nos 5 continentes e apenas no último ano teve US$ 15 bilhões de dólares em negócios fechados entre seus membros, levando prosperidade, emprego, desenvolvimento econômico e humano nos países onde atua.
O BNI também é proprietário do BNI Foundation, que se destina ao apoio à crianças em diversos países, mudando a história de vida de centenas e milhares de crianças ao redor do mundo, tendo apoio de mega empresários internacionais como Sir. Richard Branson.
A Universidade BNI, teve inicio no Brasil em 2018, visando integração e conhecimento e desenvolvimento entre seus membros.
O BNI participa do ranking dos NPS: NET PROMOTER SCORE que é um método de mensuração do grau de satisfação dos consumidores de qualquer tipo de empresa, neste ranking participam empresas como Tesla, Apple, Netflix, Amazon, LinkedIn, entre outros.
Dentre as empresas acima citadas o BNI atinge índices de satisfação superiores a Amazon, Netflix e LinkedIn.
BNI Central:
Sob a direção de Alessandra Paulillo, é uma das regiões que mais cresce no pais, englobando 36 cidades que estão em plena expansão.
Araraquara teve seu primeiro grupo inaugurado em dezembro de 2018 com 48 empresários, Matão bateu recorde nacional por ter lançado seu primeiro grupo há um ano com 60 empresários.
São Carlos tem o lançamento de seu segundo grupo marcado para 4 de Abril.
Rio Claro inicia suas atividades na próxima semana.
Um pouco da história profissional de Mara Leme Martins
VP, BNI Brasil e Dir. Ex. BNI Regional Central
PhD em Medicina do Comportamento, Drª em Psicologia, Profissional com trabalhos e estudos em diversos países (Centro Pro Unione – Roma, Oxford University – UK, Suasex University – UK, Universidade da Ordem do Sagrado Coração de Jesus – Roma, Universidade Federal de São Carlos – SC, Taylor R. Foudantion – FL). Comentarista de TV desde 1998 na Record, Rede Globo, SBT, Rede Vida, Bnad TV, TV Gazeta, Rede TV e apresentadora na TV UOL.
Um pouco da história profissional de Alessandra Paulillo
Alessandra é formada em Engenharia de Produção pela UFSCar, onde também cursou o Mestrado em gerência da produção industrial. Tem MBA em Gestão de Varejo pela Fundação Getúlio Vargas e está completando este ano 15 anos a frente das lojas Mr. Kitsch em São Carlos. Alessandra também é diretora regional do BNI, maior organização de business e networking do mundo.
Histórico BNI São Carlos
A equipe BNI de São Carlos, BNI Innovation, completou um ano no final de fevereiro. Neste período a equipe de empresários gerou 9 milhões de reais em negócios e é composta atualmente por 55 empresários e profissionais liberais da cidade. Uma segunda equipe BNI já está em treinamento com o lançamento marcado para 04 de abril, chamada BNI connections.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x