19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Notícias

Jornal Primeira Página > Notícias > Bondes – Patrimônio Histórico e Cultural de São Carlos

Bondes – Patrimônio Histórico e Cultural de São Carlos

06/03/2020 00h01 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Bondes – Patrimônio Histórico e Cultural de São Carlos Fotos e Fonte: G1 / A Reprodução desta pauta é de responsabilidade da colunista Daniele Globo, colaboradora do Jornal Primeira Página

Preservar memórias contribuí muito para deixar as cidades mais atrativas!

Hoje, ao se pensar no desenvolvimento das cidades, é preciso também olhar para os centros onde se encontram diversos e importantes processos históricos, espaços construídos, infraestrutura urbana e a maneira como as pessoas usufruíam estes lugares no passado. Neste contexto e com esse olhar, a prefeitura de São Calos encontrou uma forma de preservar um dos patrimônios que mais marcaram a história de seus antigos moradores – os famosos bondinhos.
No século 20, eles compunham o cenário da cidade, dando a ela até ares de metrópole, já que foi a única da região a ter bondes. O veículo, que se movia ligado à rede elétrica, era um símbolo de modernidade. O contrato de concessão foi assinado em 1912 e dois anos depois começaram a rodar sob os trilhos nas ruas. Eram três linhas. Uma seguia para a Santa Casa, outra para o cemitério e uma terceira ia em direção ao bairro Vila Nery. PreservaçãoQuem nunca andou de bonde pode conhecer a história contada nos painéis ao lado dos dois veículos que foram preservados.  Um deles fica em uma das antigas estações, hoje é uma praça conhecida como Balão do Bonde. O veículo de 9 toneladas recebeu novos bancos, pisos e pinturas, e em 2019, a praça ganhou uma nova iluminação, o que tornou a visitação mais agradável e segura. O serviço realizado pela Prefeitura de São Carlos através da Águia Branca – Eletro – Hidráulica mudou o visual do espaço e valorizou ainda mais este monumento remete tanto à história da cidade.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x