19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Dani Globo

Jornal Primeira Página > Notícias > Dani Globo > Comunicação verbal e não verbal: a boa comunicação como estratégia de sucesso

Comunicação verbal e não verbal: a boa comunicação como estratégia de sucesso

Comunicadores de sucesso utilizam estratégias para expressarem-se de maneira mais clara

02/08/2022 15h08 - Atualizado há 2 anos Publicado por: Redação
Comunicação verbal e não verbal: a boa comunicação como estratégia de sucesso

Empatia e respeito são os principais recursos da escuta ativa, pois funcionam como base para o melhor desenvolvimento da comunicação verbal e não verbal. A comunicação verbal, refere-se a todas as formas de comunicação que tem por base, a fala. Seja no trabalho, entre amigos, ou qualquer outro tipo de relação, falamos e ouvimos para nos comunicar e nos entender.

Portanto, bons processos de comunicação envolvem respeito e empatia, para que a interpretação e compreensão do que se fala ocorra de modo fluido. Neste sentido, quando ouvimos o próximo com atenção, desenvolvemos a habilidade da escuta ativa.

Aspectos como tom de voz, velocidade, clareza, volume da fala, linguagem e postura corporal, bem como a qualidade das palavras usadas, compõem o arranjo ideal para uma comunicação de sucesso. Quando nos comunicamos dessa maneira e nos atentando a estes aspectos, há uma tendência de fazer com que o outro estabeleça uma melhor relação de atenção e interesse para que a troca de experiencias seja positiva.

A comunicação não-verbal, por sua vez, diz respeito as formas de comunicação que não utilizam a fala. São os gestos, expressões faciais e os movimentos do corpo para expressar emoções e atitudes.

Melhores estratégias para a boa comunicação

No trabalho e no dia a dia, mesmo com o avanço das tecnologias, o trabalho a ser feito depende de pessoas e por isso a comunicação deve ser alinhada e envolvida entre os pares. Bons gestores entendem e põem em prática os processos de comunicação para que a equipe se comunique. 

Para todo e qualquer processo de trabalho, somente a comunicação é capaz de horizontalizar e objetivar ideias compartilhadas.

Aqui na Parla, priorizamos a comunicação entre a equipe e entre nossos clientes, por entendermos que os métodos mais eficientes de trabalho são transparentes e objetivos.

Fale conosco: 11 96190 1203 (whatsApp)

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x