23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Dani Globo

Jornal Primeira Página > Notícias > Dani Globo > Dicas para Home Office

Dicas para Home Office

03/09/2020 13h18 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Dicas para Home Office

O coronavírus alterou radicalmente a forma de trabalho, causando um impacto muito profundo em milhões de pessoas. De um dia para o outro, pessoas foram mandadas trabalhar em home-office, sendo que nunca haviam feito isso antes e muitas dessas tinham até algum preconceito com esse modo de trabalho.

Já trabalhei muito em home office, mas também, por anos, comandei uma equipe em um grande escritório em São Paulo. Hoje tenho uma agência de marketing com escritório em duas cidades, São Carlos e na capital, comando equipes e atendendo clientes a quilômetros de distância e está dando tudo muito certo. Ou seja, aprendi a me adaptar. E nessa pandemia, a palavra é essa: ADAPTE-SE.  Com essa expertise no assunto, resolvi dar umas dicas para quem está começando agora no Home Office:

CUIDE DA SUA ROTINA

Lembre-se sempre que você está a serviço, cumpra rigorosamente seu horário de trabalho. Não é porque você está em casa que vai acordar tarde ou parar de trabalhar mais cedo. A hora do almoço também deve ser definida de acordo com o horário que você cumpria normalmente.

CRIE SEU AMBIENTE

Separe um lugar tranquilo para trabalhar. Lembre-se que você vai trabalhar por horas, então uma cadeira confortável e uma boa iluminação é muito importante. Eu tenho minha garrafinha de água e de café aqui do meu lado sempre. Como tenho mania de abrir muitas telas simultâneas, eu uso um segundo monitor (mas isso é coisa de nerd mesmo).

PAZ

Deixe as outras pessoas da casa e amigos cientes que você está trabalhando. Não é porque você está em casa que você poderá dedicar atenção às outras pessoas da casa. Você terá que fazer videoconferências, então um local silencioso é muito importante.

EQUIPAMENTOS

Aqui no meu escritório eu tenho meu laptop, um mouse pad ergonômico, um caderno para anotações, fone de ouvido para usar em videoconferências, luminária e como citado minha garrafinha de água e café.

SOFTWARES

Faço diariamente várias videoconferências, seja com a equipe seja com clientes. Para calls individuais eu prefiro usar o Skype, que tem uma boa qualidade de som. Quando vou fazer com várias pessoas prefiro usar o Google Meet, pois é fácil abrir uma sala e mandar um link para conectar as pessoas, e não exige cadastro prévio. Um fone de ouvido ajuda o sim a ficar melhor.

Trello é um software gratuito de gerenciamento de tarefas que é bastante útil no gerenciamento de equipes.

Gosto bastante das NOTAS ADESIVAS do Windows. Funcionam como post-its virtuais que são colados na tela do computador.

WhatsApp Web é uma ferramenta poderosa para falar com a equipe e clientes. Uso a ferramenta o dia todo para enviar arquivos, fotos, e discutir Jobs dos clientes.

Uma outra dica é criar uma pasta compartilhada com a equipe no GOOGLE DRIVEDROPBOX, ou ONE DRIVE. Tudo que você colocar nessa pasta é compartilhado automaticamente com a equipe. É interessante para guardar documentos comuns que várias pessoas têm que ter acesso.

NÃO CAIR EM TENTAÇÃO

Você está a um passo da sua TV, tem aquela série da Netflix que você está maratonando e a tentação é grande, mas você tem que resistir. Com música e rádio eu não vejo problema: eu já trabalhei em locais muito barulhentos e colocava o fone com música para conseguir me concentrar. Se música não atrapalha sua concentração, então, bom proveito.

Seguindo essas dicas você poderá ser tão produtivo em casa quanto no escritório. Vamos colaborar para que possamos passar com saúde por essa pandemia.

#SEPUDERFIQUEEMCASA

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x