23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Abimaq: 50 mil empregos podem ser gerados

Abimaq: 50 mil empregos podem ser gerados

20/03/2012 19h04 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Abimaq: 50 mil empregos podem ser gerados

Fabricantes de máquinas e equipamentos disseram nesta terça-feira, 20, ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, que o setor tem condições de abrir 50 mil novas vagas de trabalho em dois anos caso o governo elimine a cobrança de tributo de 20% sobre a folha de pagamento das empresas.

 

A informação é do vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), José Velloso, que se reuniu nesta manhã com Mantega em mais uma rodada de negociação sobre a desoneração da folha de pagamento.

A proposta do governo é substituir a cobrança de 20%sobre a folha pela incidência de um percentual sobre o faturamento das empresas. Os fabricantes de máquinas e equipamentos querem que ele seja de 1 por cento.

“A cobrança de 1 por cento sobre o faturamento trará muitos benefícios porque o setor de máquinas e equipamentos vive de sazonalidade. Na forma atual, em momentos em que o faturamento é alto ou baixo, nós recolhemos a mesma tributação sobre a folha de pagamento”, disse, acrescentando que o faturamento do setor foi de 80 bilhões de reais em 2011.

Mantega tem dito que, para as medidas de incentivos que o governo prepara para o setor produtivo, o governo exigirá contrapartidas das empresas, como manutenção de emprego.

Velloso disse ainda que está na expectativa de que as medidas de estímulo ao setor industrial sejam divulgadas a partir da próxima semana. “O governo está convencido de que a competitividade precisa ser restabelecida”, afirmou.

Além da desoneração da folha e da cobrança de um percentual sobre o faturamento de alguns segmentos do setor industrial, o governo prepara outras medidas de estímulo à produção industrial e às exportações.

O vice-presidente da Abimaq disse que espera também por uma redução nos juros cobrados nos empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ele se referiu aos empréstimos do Programa de Sustentação do Investimento (PSI), que podem ter os encargos financeiros reduzidos. “O ministro Mantega disse que está atento a isso e alguma coisa virá”, disse.

Os empréstimos do PSI possuem juros que variam entre 6,5 por cento e 8,5 por cento e os industriais querem que esse custo baixe para 4,5 por cento, como o praticado em 2009.

O setor de bens de capital é o sexto com o qual o Ministério da Fazenda negocia a desoneração da mão de obra. Já foram ouvidos os setores têxtil, de móveis, de autopeças, de fabricação de aviões e de fabricação de navios.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x