ACISC – Score: o que você precisa saber sobre ele

30 de agosto de 2019


Todo consumidor com uma vida economicamente ativa tem um score (pontuação) que é baseado no seu histórico de pagamentos, compras e busca por crédito no mercado. No entanto, muitos ainda têm dúvidas sobre como é calculado, quais são os dados analisados e como este número, que vai de zero a mil, pode auxiliar o consumidor na hora de conseguir crédito.

Por isso, a Boa Vista SCPC, parceira da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), analisou e respondeu algumas das dúvidas mais comuns dos consumidores sobre este assunto.

Como é feito o cálculo do Score Boa Vista?

O Score Boa Vista é calculado a partir de três categorias de informações: o comportamento atual de pagamentos e dos últimos cinco anos, a busca por crédito no mercado e as informações cadastrais (como nome completo e endereço).

Como interpretar a pontuação de crédito?

A pontuação (score) varia de zero a 1 mil e quanto mais próxima de 1 mil, melhor. Uma pontuação alta significa que o histórico e o atual comportamento do consumidor são confiáveis em relação aos pagamentos mensais. Já um histórico baixo, abaixo de 500, mostra um comportamento de risco, com uma chance maior da pessoa deixar de honrar o pagamento de suas contas.

Como consultar meu score?

Para consultar, o consumidor pode vir até a ACISC com documento com foto em mãos. A consulta é gratuita e a associação também realiza o serviço de cobranças e negociações caso conste alguma pendência no SCPC.

O score também pode ser monitorado através do aplicativo ACISC São Carlos, disponível para os sistemas Android e iOS. É só ir até a loja de aplicativos do seu celular e fazer o download gratuitamente.

Por que ter um bom score pode ajudar na concessão de crédito?

Quando você solicita uma compra no crediário ou pede um empréstimo no banco, ou um financiamento para a compra de um carro, uma casa, ou algum outro bem, o credor costuma analisar seu comportamento atual de pagamento de suas contas, e dos últimos cinco anos para então, decidir, se concede ou não o crédito, e em quais condições, como taxas de juros que serão aplicadas. Com o score, o credor tem mais segurança ao fornecer crédito pois analisa o histórico de pagamento. Por isso, é importante manter o pagamento sempre na data.

O que devo fazer para aumentar meu score?

Para ter um bom score, o ideal é realizar o pagamento das contas em dia, evitar solicitações de crédito frequentes, estar com o nome sempre limpo e manter um comportamento regular com relação ao pagamento das contas mensais.

Quem utiliza esse serviço?

É utilizado por empresas que concedem crédito como financeiras, bancos, prestadores de serviço, varejistas e outros.

O score pode ter alterações frequentes mesmo com minhas contas em dia?

O score pode sim sofrer alterações, caso o consumidor solicite muito crédito na praça, deixe de pagar suas contas dentro da data de vencimento, faça muitas consultas de débito e também se estiver com o nome negativado ou caso tenha ficado com alguma negativação nos últimos cinco anos.

Por que o score tem variações de acordo com a empresa que o fornece?

O Score Boa Vista é utilizado por muitos credores na hora de conceder o crédito, mas ele não é o único do mercado. Há outros birôs de crédito que também oferecem serviço semelhante. É importante ressaltar que cada empresa tem seus métodos de avaliação para pontuação e, por isso, pode ocorrer discrepância entre os scores.

Na Boa Vista, observa-se o histórico dos últimos cinco anos e o comportamento do consumidor neste período e o atual.

Atenção!

Lembre-se: a única forma de aumentar seu score é seguindo essas recomendações. Desconfie de propostas de empresas que prometem aumentar seu score e limpar seu nome após o pagamento de alguma taxa.

Para saber mais sobre esses assuntos e outros serviços de negociação e cobranças, entre em contato com a ACISC pelo telefone (16) 3362-1900/ (16) 99639-6201, ou pelas redes sociais: @aciscsaocarlos.

comments icon 0 comentários
bookmark icon

Write a comment...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *