26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Agosto traz menos 550 empregos na indústria

Agosto traz menos 550 empregos na indústria

15/09/2012 15h51 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Agosto traz menos 550 empregos na indústria

O nível de emprego industrial na diretoria regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) em São Carlos (região composta por 13 municípios) apresentou resultado negativo em agosto. A variação ficou em -1,38%, o que significou uma perda de aproximadamente 550 postos de trabalho.

 

No ano, temos um acumulado de 4,53%, representando um acréscimo de aproximadamente 1.750 postos de trabalho. Nos últimos 12 meses, o acumulado é de -2,58%, representando uma redução de aproximadamente 1.050 postos de trabalho.

Quando comparados os meses de agosto dos anos de 2011 e 2012, temos um cenário melhor, pois em agosto/2011 o resultado foi negativo em -2,85%.

Para o diretor regional do Ciesp em São Carlos, Ubiraci Moreno Pires Corrêa, a tendência é que até o final do ano só se tenha demissões na indústria. Ele afirmou que as medidas de desoneração fiscal, que na verdade reduz os impostos das indústrias através da carga tributária e dos encargos trabalhistas, ainda não tiveram reflexo no chão de fábrica.

“As medidas adotadas pelo governo federal só entraram em vigor em agosto e o impacto deve ocorrer nas contas de setembro. Mais uma vez o governo estipula prazos longos de aplicação para a modernização da economia brasileira que está ladeira abaixo, sem competitividade no mercado internacional”, disse, ao afirmar ainda que essas medidas isoladas não trazem reflexos imediatos para a indústria.

O índice do nível de emprego industrial da diretoria regional do Ciesp foi influenciado pelas variações negativas dos setores de Celulose, Papel e Produtos de Papel (-9,27%), Produtos Alimentícios (-4,77%) e Produtos Têxteis (-1,79%), que são os setores que mais influenciam o cálculo do índice total da região.

O resultado só não foi pior devido as variações positiva dos setores de Produtos de Minerais não Metálicos (1,36%) e Máquinas e Equipamentos (0,29%), que também influenciam no cálculo do índice.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x