23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Aumentam ações por inadimplência de aluguéis

Aumentam ações por inadimplência de aluguéis

03/12/2011 09h08 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Aumentam ações por inadimplência de aluguéis

Segundo dados levantados pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação) o número de proprietários de imóveis que recorrem à Justiça para receber aluguéis atrasados cresceu 17,03% na capital paulista. O estudo é referente à comparação ao mês de outubro deste ano, no qual foram contabilizados 1.230 ações e que, na mesma época em 2010, apontou 1.230 casos. Em relação a setembro, houve alta de 4%. Apesar do aumento constatado nos últimos dois meses, durante o ano de 2011 esse tipo de ação vinha diminuindo.

O aumento das despesas provenientes das compras de final de ano, por exemplo, pode ser um dos fatores que influencia no aumento da inadimplência e consequentemente no número de ações por falta de pagamento do aluguel.

De acordo com Chrystiane Saggese, assessora de imprensa do CRECI-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), pesquisas deste perfil geralmente são realizadas em todo o estado ou somente na capital e portanto, o Conselho não possui dados específicos a respeito de São Carlos.

No entanto, Claudenir Donizeti Saldanha, Oficial Maior do Juizado Especial Cível de São Carlos afirma que, apesar de não constarem dados específicos sobre ações por falta de pagamento de aluguel, processos devido a este tipo de problema sempre são cadastrados. “Nós não observamos nenhum aumento significativo ou queda drástica, mas processos por inadimplência na área imobiliária constantemente acontecem”, afirma.

 Já Silmara Aparecida Carniel, gerente de locação da Roca Imóveis, afirma que o aumento de casos de inadimplência de aluguéis vem aumentando, principalmente no referente a estabelecimentos comerciais. “Não posso certificar o motivo, mas o que observamos foi um aumento na falta de pagamento por parte de inquilinos de imóveis comerciais. Talvez porque a economia não esteja tão aquecida como era esperado e por isso o locatário não consegue pagar o valor do aluguel”, explica.

Quando ocorre este tipo de problema, a gerente de locação relata que, através do departamento de cobrança da imobiliária, uma carta é enviada para comunicar o inquilino e, posteriormente, o fiador. “O problema de inadimplência do aluguel acaba refletindo no fiador, que muitas vezes também não consegue arcar com os valores atrasados. Se ainda assim o pagamento não for efetuado, nós estabelecemos um prazo para que ele aconteça e se persistir, entramos com uma ação de despejo”, ressalta.

DICAS – Para evitar ficar inadimplente, economistas recomendam à população o registro de todos os gastos. Além disso,buscar eliminar gastos supérfluos, tentando discutir em família as despesas, a fim de estabelecer prioridades e objetivos em comum.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x